Manteiga de cacau realmente hidrata os lábios?

Uma queixa comum entre homens e mulheres, principalmente nos meses mais frios do ano, é com relação ao ressecamento dos lábios. Essa região, que não é tão

Julia Monsores | 18 de Junho de 2021 às 18:36

dolgachov/iStock -

Uma queixa comum entre homens e mulheres, principalmente nos meses mais frios do ano, é com relação ao ressecamento dos lábios. Essa região, que não é tão vascularizada, é mais suscetível a ressecamentos, o que causa incômodos estéticos e até mesmo feridas. Para controlar esse quadro, muita gente utiliza a manteiga de cacau — uma gordura extraída da semente de cacau e que é muito popular.

Mas afinal, a manteiga de cacau realmente é um bom ativo de hidratação para os lábios? Para explicar melhor esse cenário, conversamos com a Dra. Kate Koetz, médica dermatologista de São Paulo (SP). Continue acompanhando, e se quiser, confira também 23 plantas e ervas naturais que garantem a beleza de sua pele!


Imagem: dimid_86/iStock

Por que os lábios ficam ressecados?

Dra. Kate Koetz: As causas dos lábios ressecados podem ser consequências de desidratação, queimadura solar, tempo frio ou clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o inferior.

A manteiga de cacau realmente é um bom hidratante labial? Funciona?

Dra. Kate Koetz: Sua potente ação hidratante é ideal para lábios ressecados e feridos – quando ficam saindo aquelas pelinhas, pois é capaz de restaurar e regenerar a pele fina dos lábios. É uma substância rica em ácidos graxos vegetais, o que favorece a ação hidrante.

Quais são os melhores ativos para a hidratação dos lábios?

Dra. Kate Koetz: Além da manteiga de cacau, utilize também produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol e manteiga de karité. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial. Evite o contato dos lábios com a saliva, pois ela possui pH ácido e contribui para o ressecamento da região

Há algum tipo de procedimento estético para quem deseja ter lábios hidratados? 

Dra. Kate Koetz: Para quem deseja um efeito mais duradouro, pode realizar o preenchimento labial. Esse procedimento é realizado considerando as características e necessidades de cada paciente. Quando o desejo é recuperar a hidratação dos lábios, o preenchimento auxilia no brilho e na melhora da textura e da maciez, resultando em mais hidratação, sem alterar o volume da boca.

Lábios hidratados e tonificados podem ser conquistados com microagulhamento labial. Entretanto, ao fazer a técnica sem aconselhamento do dermatologista, há o risco de contrair infecções e até se tornar um perigo para quem tem herpes labial, espalhando o vírus por toda a superfície microagulhada e causar uma crise com feridas crostosas.