Preenchimento labial: quem pode fazer, como é feito e preço
Procedimento que é o queridinho das celebridades pode custar até 5 mil reais.
É oficial: o preenchimento labial está em alta! O procedimento estético que é o queridinho das celebridades se tornou comum em consultórios dermatológicos. Mas não só ele!
Outros procedimentos bastante pedidos são a bichectomia (diminuição da gordura da bochecha), dimpleplastia (cirurgia para fazer covinhas), e até lipoaspiração nas axilas!
O preenchimento labial é considerado um procedimento minimamente invasivo, e não uma cirurgia. Com uma agulha ou cânula, é feita a introdução de uma substância nos lábios, geralmente ácido hialurônico.
Pessoas insatisfeitas com o volume ou a projeção labial, sinais de envelhecimento ou que passaram por procedimento dentário normalmente procuram a intervenção.
Mas não são só dermatologistas que aplicam a pequena injeção nos lábios. O preenchimento é bastante requisitado também em consultórios dentários. A estética se juntou com a odontologia para realizar esse tipo de procedimento orofacial.
Quanto tempo dura o preenchimento labial?

- Temporário
O tipo de preenchimento mais recomendado pelos especialistas é o de ácido hialurônico, que dura cerca de 12 meses. Tanto o ácido hialurônico quanto a gordura autógena possuem efeito temporário.
A gordura autógena é retirada do próprio corpo, normalmente das regiões com culote ou face interna dos joelhos. Porém, também pode ser obtida através da lipoaspiração.
Mas caso o paciente tenha um ganho de peso, as células de gordura, que são vivas, podem aumentar, resultando em lábios desproporcionais.
Isso ocorre porque o corpo pode absorver de 30% a 40% do enxerto. Nesse caso, o ácido hialurônico pode ser uma alternativa melhor para o paciente. Além da parte estética, o ácido hialurônico também serve para hidratar os lábios.
- Semipermanente
O preenchimento semipermanente é feito com hidroxiapatita de cálcio e polilactona. Não são indicados pelos médicos pois podem causar problemas como a formação de granulomas e nódulos.
- Permanente
O preenchimento labial permanente é feito com silicone ou polimetilmetacrilato (PMMA). Ambas são substâncias sintéticas que não são produzidas pelo organismo, então, isso torna o procedimento um pouco mais delicado. O preenchimento permanente pode causar reações adversas, como inflamações e infecções difíceis de tratar.
Além disso, a noção estética pode mudar com o tempo e o tamanho dos lábios pode não fazer mais sentido.
Antes e depois do preenchimento

Os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa. Mas, é importante tomar alguns cuidados, como:
- Não tocar, massagear ou apertar a área;
- Evitar o uso de maquiagem no dia do procedimento;
- Não fazer esforço físico por 24h;
- Não aplicar cremes ou pomadas na região por cerca de 48h;
- Evitar exposição ao sol e usar protetor solar;
- Evitar fazer outros procedimentos como limpeza de pele, peeling e microagulhamento por cerca de 30 dias.
Quanto custa o preenchimento labial?
É importante ressaltar que o preço do procedimento pode variar de médico para médico e pode depender também dos produtos utilizados, da técnica e da região.
Mas é fundamental pesquisar um profissional qualificado para aplicar o preenchimento e evitar problemas futuros.
Assim, o procedimento pode variar de 1.000 a 5.000 reais.
Preenchimento labial masculino

Se engana quem pensa que só mulheres procuram o preenchimento labial. Homens também procuram melhorar a autoestima e deixar o rosto mais harmônico com alguma correções. Além do preenchimento labial, alguns homens procuram a harmonização facial para se sentirem mais confiantes.
O ginasta Diego Hypolito fez o procedimento em 2019 e ficou satisfeito com o resultado.