Expostos ao sol, ao vento e a outros elementos que os agridem, é normal que nossos lábios fiquem ressecados com o tempo. Além disso, os lábios não possuem glândulas sebáceas que os mantenham macios e hidratados, o que facilita seu ressecamento.

Porém, normalmente alguns cuidados caseiros resolvem o problema dos lábios ressecados. Bálsamos, vitaminas e óleos podem ser de grande auxílio. Por isso, experimente as dicas que daremos a seguir, durante 2 ou 3 semanas, e vá acompanhando os resultados.

Você perceberá uma nítida melhora no aspecto de seus lábios, que se tornarão mais macios e hidratados! Mas além das dicas que daremos aqui, não se esqueça também de beber bastante água durante o dia. A água é fundamental para hidratar a pele, inclusive a dos lábios.

E se mesmo após esse período de cuidado com os seus lábios você notar que eles continuam ásperos, aconselha-se que você consulte um dermatologista. E isso porque pode estar sofrendo de uma infecção por fungos, ou estar tendo uma reação alérgica a ingredientes de pastas de dente, batons ou bálsamos labiais.

Ah! E se quiser fazer uma skincare completa, aproveite para conferir também como manter sua pele hidratada e seus cabelos mais macios e sedosos!

Confira algumas dicas para hidratar lábios ressecados:

andreswdid/iStock

Quando estiver sozinho em casa, experimente aplicar azeite de oliva ou qualquer óleo de cozinha em seus lábios. Você verá como que eles podem ajudar bastante a amaciar e hidratar lábios ressecados.


RomarioIen/iStock

Se você tem cápsulas de vitamina E à mão, fure uma delas e aplique o óleo nos lábios.


lenshiker/iStock

A vaselina é um remédio testado e comprovado para lábios ressecados. Experimente passar, todos os dias, antes de dormir e confira o resultado!


FotoDuets/iStock

Aplique um protetor labial contendo fator de proteção solar (FPS) 15, pelo menos, antes de sair à rua. Os lábios precisam de tanta proteção contra o sol quanto a sua pele.

Mas atenção! Pare tudo se seus lábios ficarem vermelhos e começarem a coçar. Algumas pessoas têm reação alérgica a protetores labiais que contêm filtro solar.