Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de maio de 2021

Minoxidil: como usar o medicamento para queda de cabelo

O Minoxidil é um remédio indicado para quem tem queda de cabelo não só no couro cabeludo, mas também em outras partes do corpo, como na barba e na sobrancelha.

Imagem: ozanuysal/iStock

A perda de cabelo atinge milhares de pessoas em todo mundo, e acaba tendo um impacto bastante significativo na aparência tanto de homens quanto de mulheres. A calvície (alopecia androgenética), por exemplo, é um distúrbio que atinge diversos brasileiros — de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos apresentam a doença, mas ela também pode afetar mulheres, levando à perda total ou parcial dos fios. 

Leia também: Entenda o que causa a queda de cabelo

Além da calvície, a ansiedade e a depressão também podem contribuir para que haja queda de cabelo. Além disso, a queda de cabelo também pode ser um efeito da contaminação por Covid-19. No entanto, nem tudo está perdido. Afinal, existem alguns medicamentos que podem ajudar na recuperação dos fios, como é o caso do Minoxidil. 

Indicado para tratamento e prevenção de queda de cabelo androgênica, o remédio está disponível nas concentrações de 2% e 5%.

A farmacêutica Ingrid Marôto Karse explica o que é o Mixodil, como utilizá-lo e quais são as contraindicações. Confira a entrevista completa abaixo. 

O que é e para que serve o Minoxidil?

minoxidil para queda de cabelo
Imagem: aert/iStock

O Minoxidil, antigamente, era utilizado de forma oral para tratamento de pessoas com hipertensão, até que foi observado que ele tinha um efeito secundário: estimular o crescimento dos fios. O medicamento possui uma substância que melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e prolonga a fase de nascimento e crescimento dos cabelos. 

O Minoxidil é o medicamento mais prescrito como solução tópica para tratamento de calvície hereditária, prevenindo a queda de cabelo e sendo capaz de engrossar a sobrancelha e preencher falhas nas barbas. Porém, essas duas últimas indicações não estão prescritas em bula, de acordo com a farmacêutica Ingrid Marôto Karse.

Como usar o Minoxidil?

minoxidil antes e depois homem calvo
Imagem: Artem Makovskyi/iStock

Como foi citado acima, o Minoxidil pode ser utilizado tanto para o crescimento dos cabelos do couro cabeludo quanto da sobrancelha e da barba. De acordo com a farmacêutica Ingrid Karse, o uso deve ser prescrito por um médico:

“O Minoxidil é uma solução tópica que pode ser utilizada no couro cabeludo, barba e sobrancelha e o seu uso deve ser feito por prescrição médica. Ele pode ser manipulado, ou de marca, nas concentrações de 2% e 5%.”

Como fazer a aplicação do medicamento?

A aplicação do Minoxidil deve ser feita com cuidado. E é importante lembrar de lavar bem as mãos após passar o medicamento, pois caso esqueça podem surgir fios em lugares indesejados. A farmacêutica explica que o Minoxidil pode ser utilizado em três regiões, das seguintes formas:

  • Couro cabeludo e barba: passar o medicamento massageando o local desejado;
  • Sobrancelha: passar o produto no local com a ajuda de um cotonete. 

O uso oral do Minoxidil também deve ser feito de acordo com a orientação do médico, afirma Ingrid Karse, sem ultrapassar a concentração máxima. O efeito do medicamento varia de acordo com a pessoa: algumas apresentam resultado em 2 meses e outras em até 6 meses. 

Quais são as contraindicações do Minoxidil?

O Minoxidil é contraindicado para gestantes ou lactentes, crianças e pessoas quem tenham alergias a compostos do medicamento. Além disso, a farmacêutica Ingrid Karse explica que podem correr alguns efeitos colaterais:

“Os efeitos colaterais ao uso do Minoxidil que podem vir a acontecer são vermelhidão no local, irritação, coceira e ressecamento da pele, além do aparecimento de pelos em outros lugares não desejados por conta do contato do medicamento com a pele. Por isso, é importante lavar as mãos após a aplicação e não deixar o produto escorrer.” 

Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados