Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de setembro de 2021

O que é jet lag? Entenda como acontece e como evitar

Muitos viajantes sofrem com esse distúrbio. Entenda mais sobre ele.

Imagem: anyaberkut/iStock

Você sabe o que é jet lag? Bem, imagine que você parte de Paris a São Paulo, às 6 horas da manhã, horário local, e permanece por 11 horas no avião. Quando você chegar à cidade brasileira, os relógios estarão marcando meio-dia. Que baita confusão! Saiba que para seu corpo também é.

Leia também: 10 dicas para combater o jet lag e aproveitar sua viagem

É muito comum sentir-se indisposto, cansado ou até doente após uma longa viagem. Esse mal-estar é o famoso jet lag. Essa troca confusa e repentina de horários é maléfica para o nosso corpo porque foge ao que ele está acostumado. A boa notícia é que há formas de evitar esse problema. Confira, a seguir, o que é jet lag e o que fazer para evitá-lo.

Mas o que é jet lag?

O termo jet lag vem do inglês jet (jato) e lag (diferença de horário). Ele diz respeito ao distúrbio que ocorre, principalmente em viagens aéreas, quando o deslocamento do tempo extrapola a capacidade de adaptação do relógio biológico.

Todos os seres vivos funcionam por meio de ciclos. Os seres humanos, por exemplo, têm horários para comer, dormir, acordar etc. Esse é o chamado relógio biológico, que funciona em sincronia com o relógio físico tradicional. Acontece que, em viagens longas, várias zonas de fuso horário são atravessadas. Assim, o relógio biológico deixa de estar em harmonia com o relógio físico.

Nem todo mundo sofre da mesma forma. Os menos afetados são crianças pequenas, pessoas "corujas" e aqueles que têm um dia pouco estruturado ou que conseguem dormir profundamente e durante toda a noite.

Quais são seus sintomas?

mulher com jet lag
O sonolência excessiva pode ser sinal de jet lag. (Imagem: kasto80/iStock)

Não é difícil notar se você está sentindo esse distúrbio ou não. Os principais sintomas de jet lag são:

  • insônia;
  • sonolência diurna excessiva;
  • irritabilidade;
  • náusea;
  • dor de cabeça e mal-estar;
  • constipação ou diarreia.

Dicas para evitar o jet lag

Como ninguém quer se sentir mal durante a viagem tão planejada, separamos 5 dicas que vão te ajudar a minimizar o jet lag.

1. Comece a viver no fuso do local de destino

Adapte seus hábitos noturnos ao ritmo dia-noite do lugar que irá visitar. Se for viajar para o Leste, por exemplo, vá dormir algumas horas mais cedo do que de costume, e também acorde mais cedo. No caso de viajar para o Oeste, vá para a cama de uma a duas horas mais tarde do que o normal. É bom tentar dormir nos voos que vão para o Leste e ficar acordado nos que vão para o Oeste.

2. Diga não à cervejinha

Nada de beber álcool nos dias que antecedem a viagem ou durante o voo. Em grandes altitudes, o álcool, assim como os calmantes, tem seu efeito triplicado em relação ao solo. Isso aumenta e prolonga o jet lag, além de reforçar a desidratação do corpo. As consequências são dor de cabeça e esgotamento. Beba água, bastante água!

3. Tire uma soneca na hora do almoço

Se você chegar ao destino de manhã (horário local), durma por volta da hora do almoço. Programe as atividades logo depois de chegar, conforme os horários no destino.

4. Use roupas confortáveis para relaxar o corpo

Nada de salto alto e calça justa numa viagem longa! Escolha roupas sem fechos e largas, calce tênis confortáveis e quentinhos etc. Até pijama está valendo! Se fizer muita questão de chegar ao destino arrasando no visual, troque de roupa no aeroporto quando desembarcar.

5. Coma alimentos leves

Durante sua viagem de avião, dê preferência a refeições leves e saudáveis. Coma queijo, ovo e peixe, pois esses alimentos são ricos em proteínas e ajudam a diminuir a vontade de dormir. Além disso hidrate-se bebendo água e sucos.

Como se recuperar do jet lag

mulher no avião mexendo no celular
O celular pode ajudar você a se livrar do jet lag. (Imagem: RossHelen/iStock)

Atenção ao uso de remédios

Certos remédios usuais podem causar sonolência e agravar o jet lag. Caso você esteja fazendo uso de algum medicamento, quando for viajar, busque saber se ele possui esse efeito ou não. É muito importante conversar com o médico antes de alterar o uso de qualquer remédio.

Programe alarmes de acordo com o fuso horário local

O celular é uma ótima ferramenta contra jet lag. Use-o a seu favor. Antes mesmo de chegar a seu local de destino, você já pode programar alarmes para que seu corpo se acostume com o fuso horário local. Uma boa dica é fazer isso para ajustar seu horário de sono.

Mantenha-se ativo

Seu corpo lhe agradecerá se você se mantiver ativo. Ainda no avião, levante de tempos em tempos. Caminhe pelo corredor. Estique as pernas. A circulação do sangue nos ajuda a permanecer despertos. Não se esqueça de respeitar seu novo fuso horário desde o avião. Assim, não faça alongamentos se, no local de destino, estiver na hora de dormir.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close