Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de junho de 2021

Para que serve chá de sene e como fazer

Aprenda a preparar o chá e conheça as indicações e contraindicações.

Imagem: PicturePartners/iStock

Conhecido popularmente por suas propriedades laxantes e usado para emagrecimento, o chá de Sene é feito através da planta medicinal de mesmo nome. Apesar de ser muito usado por quem quer emagrecer, há ainda estudos em andamento que analisam a eficácia do chá na perda de peso. No entanto, os efeitos da planta como laxante natural já estão bem documentados e há até opções em cápsulas. Quer saber mais para que serve o chá de sene e como fazer? Calma, nós vamos explicar!

Para que serve o chá de sene

Leia também: Chá de hibisco realmente ajuda a emagrecer? Saiba os benefícios!

O chá de Sene é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, principalmente a prisão de ventre. Isso se deve ao fato de que a erva possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas. O chá também é recomendado para quem sofre de hemorroidas e fissura anal, visto que amolece as fezes e facilita a evacuação.  

Sua ação laxante se deve ao fato de que a planta é rica em senosídeos tipo A e B, que têm a capacidade de estimular o plexo mioentérico, responsável pela contração do intestino. O sene possui também uma grande quantidade de mucilagens, que absorvem a água do organismo e tornam as fezes mais moles, facilitando a eliminação. 

Chá de sene emagrece?

O chá de sene é popularmente conhecido pela sua ação de emagrecimento, no entanto não há estudos que comprovem o emagrecimento seguro com o uso da planta. Sua ação de emagrecimento se deve apenas ao fato de que o corpo absorve menos líquido, diminuindo o inchaço e a retenção de líquido. Além disso, sua ação como laxante, faz com que o número de evacuações seja maior, impedindo que o corpo absorva gorduras e nutrientes. Causando o emagrecimento. 

Como fazer chá de sene?

Chá de Sene
O chá de sene é recomendado para quem sofre com problemas intestinais. (Imagem: PicturePartners/iSotkc)

Ingredientes:

  • 5 g de sopa de folhas de sene
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo:

Passo 1: Coloque a planta em uma panela e, em seguida, acrescente a água fervente.

Passo 2: Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos.

Passo 3: Coe o chá.

Passo 4: Deixe esfriar e beba em seguida. 

Como tomar chá de sene?

O chá deve ser tomado de duas a três vezes por dia até que os sintomas da prisão de ventre desapareçam. Caso o chá esteja sendo tomado por outro motivo, o ideal é que não haja o consumo por mais de três dias consecutivos

O recomendado é que o chá seja tomado apenas após indicação médica para a melhora da prisão de ventre. Nestes casos, seu consumo não deve ultrapassar de sete a dez dias. Se nesse período a prisão de ventre não melhorar, consulte novamente o médico, sendo um clínico geral ou um gastroenterologista. 

Quais os riscos e contraindicações?

Este chá não é indicado para grávidas, lactantes, crianças com menos de 12 anos, bem como em caso de problemas intestinais de causas desconhecidas. Além disso, não deve ser tomado por pessoas que fazem uso de remédios para o coração, laxantes, cortisona ou diurético. 

Se usado em excesso, o chá de sene pode causar perda da capacidade de defecar, causando uma dependência do uso de laxantes. Além disso, pode causar desidratação, perda de minerais importantes e sangramento nas fezes.

Conheça também todos os benefícios dos chás para sua saúde!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados