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Publicado em: 22 de fevereiro de 2021

Quais são as diferenças entre os tipos de yoga?

Hatha, Ashtanga, Power... Conheça os objetivos e origens de cada vertente.

Imagem: Prostock-Studio/iStock

A yoga é uma atividade milenar que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada. Além de oferecer diversos benefícios, também possui muitos ensinamentos sobre respeito com o próximo e harmonia.

Você sabia que existem vários tipos de yoga?

Quando nasceu, na Índia, a prática não tinha as mesmas vertentes que possui hoje. Há mais de dois mil anos, as posições eram, em sua maioria, sentadas, para que houvesse uma maior conexão e expansão da mente sem desconfortos posturais.

Atualmente, existem tipos de yoga com diversas vertentes. Conheça um pouco mais de cada um deles e escolha o ideal para praticar!

Hatha yoga

O Hatha yoga trabalha duas forças opostas, porém complementares. “Ha”significa sol e “Tha” significa lua, e refere-se aos dois principais canais de energia do corpo (Nadis), que o yoga busca equilibrar.

Outro significado da palavra é “determinado”, pois refere-se à disciplina física e mental ideais para a prática desse estilo. Essas forças complementares, quando equilibradas, liberam energia da consciência e liberdade espiritual.

O Hatha yoga trabalha simultaneamente o corpo, a mente, o espírito e o emocional. Assim, as asanas (posturas) do Hatha yoga nascem de posturas de meditação. O praticante permanece em cada posição por um longo tempo e utiliza a respiração para entrar e sair de cada uma. Uma regra geral é expandir o peito na inspiração e fechar o peito com a expiração.

De preferência, essa vertente deve ser praticada de estômago vazio e em um ambiente pacífico e acolhedor.

tipos de yoga
Foto: fizkes/iStock

Ashtanga yoga

A Ashtanga yoga exige um pouco mais de experiência, força e equilíbrio. Sua prática prega a fluidez das posições, posturas interligadas mais rápidas e difíceis de serem feitas.

Seu objetivo é produzir um calor intenso que ajuda a desintoxicar e purificar internamente o corpo.

Power yoga

A modalidade foi criada nos anos 90 nos Estados Unidos com o intuito de gerar tônus muscular e fortalecer os aspectos emocionais. Dessa forma, o Power yoga proporciona um trabalho muscular aliado ao aeróbico, sem deixar a respiração de lado.

Suas características principais são o dinamismo e a concentração.

Vinyasa yoga

O Vinyasa yoga surgiu a partir do Ashtanga, porém sua prática possui algumas diferenças. Essa vertente não possui posições fixas e é conhecida por apresentar um estilo dinâmico e esportivo.

De acordo com a professora Cacau Peres, que ensina a modalidade Vinyasa yoga na escola Flow (SP), as posturas criam uma sequência similar a uma coreografia. Além disso, esse estilo é o único de utiliza música para a prática.

pranayama yoga
Foto: yavdat/iStock

Kundalini yoga

A Kundalini yoga mistura pranayamas (exercícios respiratórios), bhandas (contrações corporais), kryias (jogos completos de exercícios), asanas (posturas), mudras (gestos com as mãos, braços ou dedos), e mantras (cantos).

O objetivo da Kundalini yoga é fazer acordar e subir a energia kundalini pelo canal da espinha vertebral, ativando todos os pontos de energia do corpo (chakras). É conhecida como a yoga da expansão da consciência.

Yin yoga

O Yin yoga é o estilo oposto ao Ashtanga e Vinyasa, sendo um tipo mais lento de yoga e que incorpora os princípios da medicina tradicional chinesa. Essa vertente utiliza posturas por períodos maiores do que em outras modalidades.

O estilo criado nos anos 70 é uma mistura de artes marciais e meditação, e utiliza os tecidos mais profundos do corpo, como ligamentos, articulações e ossos.

Bikram yoga

Essa vertente possui uma característica peculiar: o ambiente em que se pratica precisa estar aquecido em mais de 40 graus. Dessa forma, a prática se torna muito mais fácil e não há dor ao realizar as diferentes posturas.

O programa dura 90 minutos e as 26 asanas devem ser feitas de forma integral. Cada postura é direcionada a tratar um sistema diferente do corpo.

yoga
Foto: YakobchukOlena/iStock

Jivamukti yoga

Criado por David Life e Sharon Gannon em 1984, o estilo Jivamukti prega a importância dos estudos dos textos tradicionais, os namas e niyamas (regras e disciplinas do yoga) e o poder do som.

Segundo Sharon, o vegetarianismo é uma parte importante desse estilo, pois destacam a importância da não-violência. O objetivo da prática é a iluminação espiritual e conhecimento.

O método é uma mistura de Ashtanga com ensinamentos espirituais. Uma forma de implementar a filosofia do yoga à vida cotidiana.

Restorative yoga

O chamado “yoga restaurador”, é a prática de asanas por mais tempo do que o yoga tradicional. O método utiliza adereços para manter o corpo relaxado, como cobertores dobrados.

Destina-se às pessoas que sofrem com lesões, doenças ou estresse e precisam de uma prática que possa proporcionar maior qualidade de vida e relaxamento.

restorative yoga
Foto: Koldunov/iStock

Lyengar yoga

O método Lyengar incentiva o uso de acessórios durante a sua prática. Dessa forma, aumenta a possibilidade do aluno ficar mais tempo nas posturas, pegando mais confiança em ultrapassar obstáculos.

Outras vantagens do uso dos chamados “props” (bloquinhos, almofadas, cintos, pranchas e cadeiras) é que o aluno possui um maior conhecimento sobre o seu próprio alinhamento.

Benefícios dos diferentes tipos de yoga

As posturas, juntamente com a respiração guiada e específica, ajudam a controlar a ansiedade e o estresse, e auxiliam no combate às dores no corpo e na coluna.

Alguns benefícios dos diversos tipos de yoga são:

  • Ajuda na flexibilidade;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Melhora a estabilidade e o equilíbrio;
  • Desintoxica e purifica o corpo;
  • Ajuda a reduzir o estresse;
  • Aumenta a sensação de paz e calma;
  • Melhora a concentração.

A melhor parte é que você precisa de poucos recursos para começar: basta um tapete de yoga antiderrapante, roupas leves como leggings ou shorts e uma camiseta confortável e que deixe a pele respirar. E aí, vamos começar?

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