Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de julho de 2021

Saiba a maneira correta de descartar medicamentos

Existe uma forma apropriada de descartar esses químicos

Imagem: Oleg Elkov/iStock

Sobrou algum remédio aí na sua casa e eles já estão vencidos? Bem, não preciso dizer que eles já estão sem utilidade, não é? Mas você sabia que existe um jeito certo de descartar os medicamentos?

Isso mesmo, não devemos jogá-los fora como fazemos com o nosso lixo comum. O motivo é o perigo que esses remédios podem causar a outras pessoas (catadores ou garis, por exemplo) ou ao ambiente em que ele foi despejado.

Leia também: Analgésicos: o que você precisa saber sobre eles?

Quais os riscos do descarte inadequado?

descartar medicamento vencido
Mantenha os medicamentos em suas caixas para facilitar a identificação e o descarte do produto. (Imagem: astronomia/iStock)

O principal risco envolvido quando se descarta medicações incorretamente é a poluição ambiental que isso provoca. Os produtos químicos podem desenvolver toxicidade depois de sua validade. E isso pode causar danos para o ambiente e para os seres que nele habitam.

Quando colocados juntos ao lixo doméstico, os medicamentos acabam tendo como destino os lixões ou aterros sanitários, com riscos de contaminação daquele solo. As chances se tornam maiores se esses locais não forem bem projetados em termos de impermeabilização.

Muitas pessoas têm o hábito de jogar os remédios vencidos na privada do banheiro. Esse método também não é adequado, visto que esse químico vai parar na rede de esgoto que, embora tenha meios de tratar fármacos, não foi projetada para anular esse tipo de substância, principalmente em grande quantidade. Desse modo, essa forma de descarte se torna inútil e contribui para a poluição de águas e a contaminação de animais marinhos.

Por outro lado, a coleta seletiva tradicional também não dá conta na hora de descartar medicamentos, pelos mesmos motivos citados acima. A química envolvida na fabricação de um remédio e a modificação da mesma depois de expirado o prazo validade fazem com que o processo de descartar esses produtos deva ser de outra forma.

Como descartar medicamentos corretamente?

A forma mais acertada de descartar medicamentos é procurar um posto de coleta que receba esses produtos fora do prazo de validade. Eles farão o encaminhamento correto para usinas onde haverá um processo de incineração do material, como forma de diminuir a quantidade de química presente ali.

Esses postos de coleta podem incluir unidades de saúde, farmácias e até supermercados. Procure na sua cidade o local mais próximo para que, dessa forma, você possa realizar o descarte adequadamente.

Mantenha os medicamentos com suas bulas e caixas originais

As bulas, caixas ou frascos de remédio não possuem as mesmas características químicas do produto em si. Mas ainda assim, no momento de levar as medicações vencidas ao posto de coleta, é importante que elas estejam em suas devidas embalagens, para uma identificação mais assertiva.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close