Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de março de 2021

Saiba como fazer um contorno de maquiagem perfeito

Aprenda a "esconder" áreas indesejadas do rosto e pescoço com as técnicas de sombreamento.

Imagem: jacoblund/iStock

O contorno de maquiagem é utilizado para dar menos destaque a áreas indesejadas do rosto, como as papadas, suavizar rostos muito marcados, deixar o nariz mais fino e até a testa menor. Para isso, são utilizadas técnicas de sombreamento e clareamento.

Portanto, é possível realçar os traços de diferentes tipos de rostos, como rostos mais cheinhos, de formato oval, fino ou quadrado.

Mulher com contorno no rosto. (Imagem: privetik/iStock)

Quais produtos utilizar?

Leia também: Maquiagem para pele madura: 8 dicas para você ficar deslumbrante

Para fazer o contorno de maquiagem, é possível utilizar produtos em pó ou cremosos, contanto que sejam em tons mais escuros do que o da pele que for utilizar. Os tons mais frios e terrosos dão mais aspecto de sombra, enquanto os mais quentes (que possuem laranja e vermelho) podem dar mais aparência de bronzeado.

Os tons mais quentes são mais indicados para as maçãs do rosto. Dessa forma elas ficam mais coradas.

É viável fazer o contorno com base, corretivo ou até mesmo pó. Algumas marcas de boas paletas são: Kiss, Nyx, Sephora, Eudora e Vult.

Como fazer um o contorno de maquiagem?

Mulher com o contorno de maquiagem e iluminador marcados antes de espalhar.
(Imagem: VLG/iStock)

É importante identificar os locais onde se quer realçar ou esconder para entender se é preciso iluminar ou sombrear. Se tiver um queixo e testa mais ressaltado, escureça. Faça a mesma pergunta para as outras áreas. Caso queira destacá-las, ilumine.

Confira o passo a passo para o contorno:

  1. Identifique os locais que você deseja dar profundidade em seu rosto;
  2. Aplique um corretivo (ou base, ou pó) mais escuro nas laterais da testa e do nariz, nas linhas abaixo das maçãs do rosto e na linha da mandíbula;
  3. Esfume essas áreas com um pincel até as linhas ficarem mais suaves e se tornarem apenas um sombreado natural.

O iluminador serve para realçar as melhores áreas do rosto. Utilize dois tons abaixo da pele para iluminar e no máximo três tons acima para sombrear.

Se utilizar um iluminador mais voltado para um tom rosado é ainda melhor, pois deixa a pele com aparência saudável e natural.

Para iluminar:

Dica: Faça a iluminação antes do contorno.

Passe um corretivo ou base mais claro em formato de triângulo abaixo dos olhos e no topo da boca. Faça um risco da testa até a ponta do nariz. Esfume com pincel até o rosto ficar em um tom uniforme.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados