Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de junho de 2021

Semente de girassol: como usar e benefícios para a saúde

Se consumida com moderação, a semente de girassol pode ser uma ótima aliada ao emagrecimento.

Imagem: KLSbear/iStock

Se você nunca imaginou consumir sementes, talvez seja a hora de dar uma chance para a semente de girassol! Além de diversos benefícios para a saúde, ela possui propriedades medicinais, pois é rica em diversas vitaminas e indicada para auxiliar no tratamento de certas doenças e condições.

Benefícios da semente de girassol

A semente de girassol é rica em vitamina B, E, magnésio, ferro, fósforo e cálcio. É indicada para tratamentos de arteriosclerose e excesso de colesterol no sangue, assim como doenças cardíacas, diabetes e câncer. Outras vantagens são:

Alivia o estresse

Devido a alta quantidade de magnésio presente nas sementes, elas aliviam o estresse e enxaquecas. Por conterem triptofano e colina, também auxiliam na memória, ansiedade e depressão.

Hidrata o cabelo e faz crescer

A semente de girassol ajuda em tratamentos de pele e cabelo. A vitamina E estimula o crescimento de cabelo se for consumida com moderação, pois aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo. Os ácidos graxos e ômega 6 evitam o desgaste dos fios, atuando como um hidratante natural.

Protege a pele

Além de servir como um tipo de hidratante para a pele, a própria vitamina E também protege a pele dos raios UV. Por isso, também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois melhora a aparência de rugas e cicatrizes.

Auxiliam no emagrecimento

Por conter muitas fibras, que demoram a ser digeridas pelo organismo, elas aumentam a sensação de saciedade e diminuem a fome. Porém, é preciso consumi-las com moderação, pois são ricas em gorduras.

Como consumir semente de girassol

semente de girassol - 1139103477
A semente de girassol pode ser consumida em forma de snack. (Imagem: Daisy-Daisy/iStock)

A semente pode ser consumida de duas formas: crua ou torrada. A melhor (e mais saborosa) forma de consumi-la é torrada, e é simples de incluir em sopas, massas, saladas ou até para comer em forma de aperitivo ou lanche. Acrescente temperos como curry para apreciar ainda mais o sabor e a crocância.

Em dias frios, pode ser feito um chá com a semente de girassol. Basta aquecer duas colheres de sopa da semente torrada por 10 minutos. Então aguarde 20 minutos para esfriar, coe e deguste.

Como torrar semente de girassol

Espalhe as sementes em uma assadeira revestida com papel manteiga. Não deixe ficarem grudadas ou em cima umas das outras. Leve ao forno por aproximadamente 30 a 40 minutos até as cascas dourarem.  

Pode consumir todos os dias?

Não há contraindicações no uso das sementes de girassol. Porém, por serem muito calóricas e ricas em gordura, é necessário equilibrar o consumo. Em todo o caso, é sempre indicado procurar um nutricionista para obter os melhores benefícios.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados