Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de setembro de 2021

Shampoo em barra: o que é, tipos e vantagens

Conheça essa incrível alternativa para deixar seus cabelos ainda mais bonitos.

Imagem: Bogdan Kurylo/iStock

O plástico, que é um grande agressor ao meio ambiente, é o material mais utilizado em embalagens de diversos produtos do nosso dia a dia. E com os cosméticos não seria diferentes. Porém, atualmente existem soluções nessa área para quem quer ter uma rotina de beleza sem agredir o meio ambiente. Uma delas é o shampoo em barra.

Leia também: Argiloterapia capilar: o que é, benefícios e tipos

Segundo informações do Banco Mundial, o Brasil é o 4º país do mundo que mais produz lixo plástico. Além disso, reciclamos muito pouco. Os Estados Unidos, líderes mundiais na produção de lixo plástico, recicla mais de 30% dessa produção, enquanto nós reciclamos apenas pouco mais de 1%.

Mas, ainda que resolva uma parte do problema, a ideia de um shampoo sólido pode parece estranha à primeira vista. Como usar? Será que rende bem? É cheiroso? O efeito é tão bom quanto o do líquido? Vamos às respostas para essas e outras perguntas!

O que é shampoo em barra

shampoo sólido
Apesar de parecer que o shampoo em barra pode estragar os fios, ele é uma ótima opção para quem quer cabelos lindos e hidratados. (Imagem: AnSyvanych/iStock)

O shampoo em barra é um produto higienizante em formato de sabonete, mas que tem como função a limpeza do seu cabelo. Dessa forma, evita a necessidade de embalagens plásticas, já que geralmente vem em caixas de papelão ou envolvidos em papel. Além disso, muitos deles são feitos predominantemente a partir de substâncias naturais.

Tipos de shampoo em barra

Assim como o shampoo líquido, a versão em barra também é produzida para finalidades diferentes. Seja qual for seu objetivo – limpeza profunda, hidratação, maciez, ou até tudo isso junto –, existe um tipo de shampoo em barra ideal para você. 

Hidratante

Com foco em cabelos cacheados, o shampoo em barra hidratante, como o próprio nome diz, além de limpar, traz hidratação para os seus fios. E mais: combate o ressecamento dos fios, mantendo-os sempre macios e saudáveis. 

Nutritivo

Se o seu cabelo está muito ressecados, essa pode ser a solução para você. O shampoo em barra nutritivo tem a função de fornecer os nutrientes necessários para que os fios voltem a ficar macios. Tem em sua composição óleos e manteigas vegetais. 

tipos de shampoo em barra
Os shampoos em barra podem suprir as necessidades dos seus fios, sejam elas quais forem. (Imagem: Space_Cat/iStock)

Purificante

Já para quem sofre com cabelo oleoso, o mais indicado é o shampoo em barra do tipo purificante. Com essa versão você consegue uma limpeza mais profunda, controlando o excesso de oleosidade sem comprometer a hidratação natural do seu cabelo. 

Detox

Sim, também é possível realizar o famoso detox por meio de um shampoo em barra! O objetivo desse poderoso cosmético é a limpeza de todas as impurezas do couro cabeludo. Além disso, ajuda na redução da descamação e melhora a circulação sanguínea da área.

Revitalizante

Por último, o shampoo em barra revitalizante traz uma fórmula multifuncional. Durante a limpeza dos seus fios, o produto hidrata, nutre e reconstrói. Esse produto natural costuma conter proteína de trigo e vitamina B5, além dos óleos e manteigas vegetais. Ideal para reparar e repor todos os nutrientes, deixando seu cabelo mais saudável.

Vantagens do shampoo em barra

shampoo e condicionador em barra
Além de supercheiroso, o shampoo em barra traz muitos benefícios para o seu cabelo. (Imagem: kazmulka/iStock)
  • Sustentabilidade: Uma vez que não se utiliza de embalagens plásticas, utilizar shampoo em barra é melhor para o meio ambiente.
  • É bom para a saúde: Livre de química, o shampoo em barra deixa seu cabelo e sua saúde melhores como um todo. Aproveite e confira outros cosméticos comprovadamente seguros para sua saúde.
  • Faz bastante espuma: Às vezes precisamos de uma grande quantidade de shampoo líquido para formar espuma. No caso do sólido, a espuma se forma com mais facilidade e menos gasto.
  • Deixa o cabelo mais macio: Além de limpar profundamente os fios, o shampoo em barra deixa seu cabelo muito macio. Dessa forma, você pode dispensar o uso do condicionador. Se preferir, também existem condicionadores em formato sólido para complementar os cuidados com o seu cabelo.

Diferença entre shampoo líquido e shampoo em barra

Como já dito anteriormente, o shampoo em barra tem uma grande diferença no quesito embalagem. Geralmente, eles vêm em caixas pequenas feitas de materiais sustentáveis. Além disso, por serem menores, são mais práticos para o transporte em uma viagem, por exemplo, ou até na sua bolsa no dia a dia. 

Quanto tempo dura?

Quanto à durabilidade, o shampoo em barra dá um verdadeiro banho em sua contraparte líquida. Um tablete pode durar até 80 lavagens, o que é equivalente a 3 garrafas de 750 ml de shampoo líquido! A economia é garantida ao se optar por esse formato.

Como lavar o cabelo?

como usar shampoo em barra
Lavar os cabelos com shampoo sólido não tem mistério. A partir do couro cabeludo, espalhe a espuma pelo comprimento dos fios. (Imagem: EasterBunnyUK/iStock)

Inicialmente, você deve umedecer o cabelo com bastante água. Em seguida, abra alguns espaços no seu cabelo para aplicar a barra diretamente no couro cabeludo. Depois, é só massagear essas áreas até fazer espuma e espalhá-la por todo o cabelo, inclusive no sentido do comprimento.

Em seguida, massageie todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos e enxágue. Se preferir, complemente a limpeza com um condicionador também em barra. 

Resseca os fios?

Um shampoo em barra naturalmente lembra um sabonete, por isso é normal você ter aquela sensação de que vai acabar ressecando os seus fios. Mas não é o caso. Inclusive, existem vários tipos de shampoos em barra que, além de limpar, hidratam o seu cabelo. 

Como fazer em casa?

shampoo caseiro
Não esqueça de colocar os óleos essenciais para deixar seu shampoo ainda mais cheiroso. (Imagem: DragonImages/iStock)

Além de adquirir esse produto, uma outra opção é produzir em casa você mesmo. Confira esta receita, livre de ingredientes químicos, para produzir seu próprio shampoo em barra.

Você vai precisar de:

  • 100 ml de água
  • 1 colher (sopa) rasa de bicarbonato de sódio
  • Meio limão
  • Folhas de alecrim e de hortelã
  • Gotas de um óleo essencial à sua escolha
  • Polpa de uma folha de babosa
  • 300 g de glicerina vegetal
  • 300 g de manteiga de karité

Primeiro, junte no liquidificador a água, o suco do limão, as folhas de alecrim e de hortelã, e a polpa da folha da babosa. Bata tudo.

Coloque o conteúdo batido em uma panela e leve ao fogo em banho-maria. Adicione a glicerina, a manteiga de karité e o óleo essencial. Mexa bastante até tudo ficar bem homogêneo. 

Ao fim, despeje o creme resultante em uma fôrma circular ou retangular. Espere esfriar, corte em pedaços e pronto: você já pode usar o seu próprio shampoo em barra!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close