Faça uma busca


|
Publicado em: 16 de novembro de 2019

Guia: como escolher cosméticos mais seguros para a saúde

Aprenda a escolher os melhores produtos para cuidar da aparência sem prejudicar a saúde e o meio ambiente.

Imagem: pogrebkov/iStock

Você sabe o que anda colocando no seu rosto e corpo? Muitos produtos cosméticos são fabricados para penetrar na pele, mas nem todos têm a sua segurança avaliada. Por isso, vale a pena verificar o que existe nas loções que você usa todos os dias. Com algum conhecimento e um pouco de paciência, a sua necessaire não precisa custar uma fortuna, nem afetar a sua saúde.

Diversos cosméticos e produtos de toalete contêm derivados de petróleo e conservantes. Além disso, há os aromatizantes sintéticos, ingredientes geneticamente modificados e outras substâncias químicas potencialmente nocivas. Assim, é preferível apostar nos produtos mais naturais possível.

Cautela com os cosméticos: 5 dicas rápidas

  • Prefira artigos de toalete de lojas de produtos naturais;
  • Experimente usar cosméticos à base de cera de abelhas;
  • Os nomes compridos numa lista de ingredientes não são necessariamente uma indicação de alguma coisa tóxica. Para ter certeza, utilize o Google como seu aliado e faça uma pesquisa. O site da ANVISA também pode ser útil;
  • Em vez de produtos em aerosol, que contêm gases do efeito estufa, use produtos de borrifação manual, roll-on ou em bastão;
  • Na hora da compra, prefira os produtos que trazem no rótulo a frase “não testado em animais”.

Guia de compras

Este guia vai te ajudar a fazer as escolhas mais seguras para a saúde ao comprar cosméticos e artigos de toalete. Uma vez que se tratam de opções mais naturais, os benefícios não são só para você, mas também para o meio ambiente. Confira:

LightFieldStudios/iStock

Desodorantes

A maioria dos antitranspirantes e desodorantes contém sais de alumínio para atrofiar as glândulas sudoríparas. Não está provada a ligação entre o alumínio e problemas de saúde, mas os especialistas recomendam evitar o seu uso. Prefira desodorantes sem alumínio ou faça o seu próprio.


SvitlanaMartyn/iStocl

Depiladores

Depiladores em creme ou loção contém uma série de substâncias químicas e também alcalinas corrosivas, como o tioglicolato. Essas substâncias podem causar irritações ou alergias.

Assim, prefira um método natural de remoção de pelos, como, por exemplo, raspá-los. Se preferir a depilação com cera tradicional, procure um produto com cera de abelhas.


torwai/iStock

Shampoos e condicionadores

Compre shampoos e condicionadores em lojas de produtos naturais e fornecedores de artigos orgânicos. Escolha itens sem fragrância ou os perfumados com óleos essenciais botânicos. Os conservantes menos perigosos são o extrato da semente de maracujá e as vitaminas A, C e E.


Alex_Doubovitsky/iStock

Coloração

As tinturas permanentes para os cabelos podem conter aminas aromáticas potencialmente cancerígenas. Seu uso tem sido associado ao aumento de risco de certos tipos de câncer, embora esse fato ainda esteja em debate. As tinturas temporárias e os shampoos colorantes são menos perigosos.

Como alternativa, consulte o seu cabeleireiro sobre as tinturas menos tóxicas existentes no mercado. Mechas ou reflexos acrescentados à cor natural dos cabelos são uma opção mais segura, já que a tinta não satura o couro cabeludo.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados