Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de novembro de 2020

Alimentos orgânicos: 11 coisas que você não sabia sobre eles

Você costuma consumir alimentos orgânicos? Então confira essas dicas.

Imagem: eangdao/ Istock

Você tem o hábito de abastecer a geladeira com alimentos orgânicos? Seja qual for a sua resposta, separamos 11 coisas que você deveria saber sobre eles. 

1

“Orgânico” não significa 100% benéfico. Os benefícios à saúde ainda não foram comprovados. Embora os orgânicos reduzam em um terço o nível de exposição a agrotóxicos, ainda podem ser contaminados por produtos químicos agrícolas no solo ou na armazenagem.

2

Não imagine animais felizes à solta em fazendas idílicas só porque a carne é orgânica. No Brasil há uma lei que exige que carne, aves, ovos e laticínios venham de animais que não receberam anabolizantes. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui um programa que prevê o controle de resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal.

Assim, a carne rotulada como orgânica pode querer dizer apenas que os animais se alimentaram num pasto isento de agrotóxicos.

3

Para saber se o produto é mesmo orgânico, procure nele o selo “Produto Orgânico Brasil”. Este selo é obrigatório para a comercialização de quaisquer produtos orgânicos em território nacional. A única exceção é para produtos com venda direta, mas, nesse caso, os produtores de venda direta devem estar cadastrados no Ministério da Agricultura e ter à disposição a declaração emitida por esse órgão.

O selo de orgânico do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) é o único válido para qualquer produto comercializado no Brasil, inclusive no caso de produtos importados.

alimentos orgânicos

4

“Natural” não significa absolutamente nada. A Anvisa não regulamenta produtos que afirmam ser naturais ou 100% naturais. Mas os alimentos rotulados como orgânicos têm de seguir padrões estritos, como não usar agrotóxico, fertilizante sintético nem organismos geneticamente modificados.

5

Grávidas e crianças: atenção! Esses grupos são os que mais se beneficiam com os alimentos orgânicos. Estudos mostram que fetos e crianças pequenas podem ser prejudicados pela exposição a agrotóxicos.

6

O rótulo de fruto do mar orgânico não significa nada. Não há exigência de padrões específicos para frutos do mar “orgânicos”; a sua toxicidade não foi testada e, provavelmente, são mais caros.

7

Junk food orgânica continua sendo junk food. Biscoitos, balas e salgadinhos têm excesso de gordura, açúcar e calorias. Assim, os orgânicos meramente evitam os ingredientes artificiais.

alimentos orgânicos

8

Não é possível lavar agrotóxicos. Lavar produtos agrícolas convencionais não remove os agrotóxicos nem os transforma em orgânicos. A lavagem pode remover agrotóxicos da superfície, mas não os que estão na polpa. (Entretanto, a lavagem remove patógenos que produzem doenças, por isso não deixe de lavar.)

9

Poupe o dinheiro do leite. De acordo com um artigo publicado na revista Pediatrics, pesquisadores constataram que o leite de vacas que receberam hormônios parece seguro para crianças e concluíram que não há diferença significativa na concentração de estrogênio do leite orgânico e do convencional. A recomendação surpreendente: tome leite desnatado (orgânico ou não), porque o integral contém mais estrogênio, que está ligado ao câncer e a problemas hormonais.

10

Mesmo que o alimento seja orgânico, ele pode ter viajado uma grande distância para chegar a você. A agricultura orgânica protege recursos vitais como água e qualidade do solo; mas, para também reduzir o impacto ambiental e manter o dinheiro circulando na sua comunidade, tente comprar produtos locais.

11

Orgânicos ou não, coma legumes, verduras e frutas. Há resíduos de agrotóxicos no cultivo não orgânico. Mas há quem acredite erradamente que é preciso evitar os produtos não orgânicos por causa disso. Não é verdade. Qualquer alimentação rica em produtos vegetais traz benefícios comprovados à saúde, portanto, coma-os!

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close