A maioria de nós supõe que, se um produto está no mercado, deve ser seguro. Mas nem todas as substâncias químicas mais comuns em uso tiveram a inocuidade totalmente testada. Os perigos podem estar também em produtos cotidianos que usamos na manutenção de quintais e jardins, e saber onde se escondem pode assegurar que o espaço ao ar livre fi que mais saudável para a família.

Gramado verde e sem ervas daninhas

Os ingredientes dos agrotóxicos mais comuns já foram ligados a câncer, mudanças hormonais e toxicidade do fígado e dos rins. Agora a pesquisa indica outro perigo surpreendente:

riscos para a saúde mental. Numerosos estudos verificaram que agricultores que trabalham com agrotóxicos correm risco até seis vezes maior de depressão. Até as mulheres dos agricultores que usam inseticida em casa e no quintal têm quase o dobro do risco.

O que se pode fazer:

  • Use herbicidas naturais, como farelo de glúten de milho, para controlar as ervas daninhas. Aplique -o no início da primavera para evitar que as ervas lancem sementes. O produto também fertiliza a grama existente com nitrogênio, o que é mais saudável (e faz a grama crescer mais do que as ervas daninhas).
  • Para ajudar o seu gramado a criar um sistema de raízes mais robusto e suportar melhor as ervas, não regue todo dia. Em vez disso, irrigue profundamente o gramado uma vez por semana ou de tantos em tantos dias, dependendo da temperatura e do solo – é o que recomenda
  • E cuidado com empresas que afirmam ser orgânicas, sempre fique de olho nas substâncias químicas presentes no rótulo.

Quintal sem mosquitos

Passar o carro do fumacê num bairro para acabar com os mosquitos ajuda a aliviar o temor público de doenças transmitidas por eles, como a dengue. Mas a substância pulverizada é perigosa? Ela contém interferentes hormonais e substâncias químicas possivelmente cancerígenas, embora os estudos só documentem efeitos nocivos em doses mais altas do que as usadas nos fumacês. Os especialistas também questionam a eficácia da pulverização: algumas pesquisas indicam que as substâncias químicas só matam os mosquitos que estiverem em voo na hora em que o fumacê passar; outros afirmam que pulverizar é nossa melhor defesa.

O que se pode fazer:

  • Verifique o horário da pulverização no seu bairro. Normalmente isso é feito bem no começo da noite, quando há mais mosquitos no ar e as abelhas, vítimas inocentes, já se recolheram para dormir.
  • Fique dentro de casa (com as janelas fechadas e o ar-condicionado desligado) para minimizar a exposição.
  • Você também pode verificar na prefeitura de sua cidade a possibilidade de pedir que os caminhões não passem pela sua casa (especialmente quando alguém na família tem asma, o que pode piorar com a pulverização). Um pouco do produto chegará até você pelo quintal dos vizinhos, mas a exposição será menor. E esqueça os pulverizadores manuais – eles contêm as mesmas substâncias químicas, com a desvantagem de não haver um profissional habilitado para aplicá-las.

Entrada de casa pavimentada

Cada vez mais estudos indicam que a pavimentação à base de alcatrão de hulha contém substâncias químicas cancerígenas chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs). A concentração de HAPs nesses revestimentos é centenas de vezes maior do que em outras fontes principais, como a fumaça do exaustor.
Um estudo da Universidade Baylor, nos EUA, verificou que em prédios próximos a estacionamentos com o alcatrão de hulha há 25 vezes mais HAPs do que em outros prédios. Como essa área de pesquisa é nova, os cientistas não podem garantir que a exposição a entradas de casa asfaltadas com HAPs provoque câncer, mas suspeita -se de um forte vínculo.

O que se pode fazer:

  • Evite as variedades de alcatrão de hulha e prefira a pavimentação natural ou o selante à base de asfalto.
  • Se você pavimentou a entrada da casa, fique o mais longe possível da fonte de selante de alcatrão, principalmente nas duas primeiras semanas. Depois, a concentração de HAP cai drasticamente.
  • Evite levar substâncias químicas para dentro de casa tirando os sapatos à porta e passando o aspirador regularmente.