Faça uma busca


|
Publicado em: 11 de maio de 2020

Descubra como manter os cuidados com cada tipo de pele

O tipo de pele pode mudar ao longo da vida. Saiba como cuidar de cada tipo e fique sempre deslumbrante!

Imagem: Deagreez/iStock

Embora a rotina de cuidados varie de acordo com o tipo de pele, duas medidas básicas são adequadas para todos. A primeira é a limpeza para remoção de maquiagem, e a segunda é a hidratação para preservar a elasticidade e evitar a perda de umidade. Para ajudar na sua rotina de beleza, experimente alguns hidratantes faciais caseiros. A tonificação não é essencial, usa-se o tonificante para remover resíduos de maquiagem e refrescar a pele antes da aplicação do hidratante. Além disso, a esfoliação é útil para ter uma pele saudável e com brilho.

O tipo de pele pode mudar ao longo da vida e talvez seja preciso adequar a rotina de cuidados. Por exemplo, a pele pode ficar oleosa em algumas épocas, sobretudo na adolescência, mas isso pode não ser permanente – geralmente ela se torna mais seca com a idade.

Como manter os cuidados com a pele normal

Mesmo que você seja um felizardo que tem pele normal, ainda precisa seguir uma rotina diária de cuidados para garantir que ela continue assim. A pele deve ser completamente limpa duas vezes ao dia. Produtos para limpeza que são enxaguados após a aplicação são adequados e proporcionam sensação de frescor. Tonificantes que contêm álcool devem ser evitados: o álcool resseca a pele, deixando-a repuxada e desconfortável. Já os cremes ou loções hidratantes bifásicos (à base de óleo-em-água) são perfeitos para a pele normal – leves e fáceis de aplicar.O rosto pode ser esfoliado uma vez por semana para remover algumas células mortas da superfície. Também pode-se usar uma máscara uma vez por semana. Existem vários tipos de máscaras para a pele normal, que podem ser alternadas para hidratar (máscara hidratante) ou fazer uma limpeza profunda (máscara de argila).

Como manter os cuidados com a pele oleosa

A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, com produto adequado contendo detergentes suaves. O tonificante, quando usado, deve ser especial para pele oleosa, que reduz um pouco os óleos naturais (sebo) encontrados em excesso nesse tipo de pele.Até mesmo a pele oleosa precisa ser hidratada regularmente. Em geral, são preferidos os hidratantes hidrossolúveis, que são leves e fáceis de aplicar. Uma vez por semana podem ser realizadas esfoliação e limpeza profunda com máscara de argila.

Veja também como preparar 9 máscaras faciais sensacionais!

Como manter os cuidados com a pele seca

Os produtos para a pele seca devem conter ingredientes que hidratam e retêm a água nas camadas superiores. Use um produto para limpeza suave que não contenha detergente e, se desejar, um tônico sem álcool. Ao lavar o rosto, aplique água morna, nunca quente, e use um hidratante de ação intensa duas vezes ao dia. Para saber mais veja o nosso guia de cuidados caseiros para pele muito seca.

Como manter os cuidados com a pele mista

Existem produtos especiais para a limpeza da pele mista. Após a limpeza, pode ser aplicado um tônico leve nas regiões oleosas. Em seguida, deve-se hidratar todo o rosto, incluindo as partes oleosas. Um hidratante inibidor da oleosidade proporciona hidratação adequada das partes secas sem aumentar a oleosidade da parte central do rosto. Por vezes é necessária a hidratação adicional das áreas secas; isso pode ser feito com um produto de ação mais intensa, rico em umectantes. Uma vez por semana pode ser feita esfoliação suave. Existem máscaras que podem ser usadas tanto em pele seca como em oleosa. Outra opção é o uso de duas máscaras: argila nas áreas oleosas e hidratante nas regiões secas.

Agora que você já sabe cuidar melhor de cada tipo de pele, aprenda a fazer máscaras faciais para cada uma delas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados