A pele muito seca pode ser a porta de entrada para problemas mais sérios, como dermatofitose e frieira. Isso porque a pele seca apresenta pequenas fissuras que permitem o acesso de fungos, bactérias ou outros germes. Inclusive, os pés são mais vulneráveis. Mas é possível deixar toda a pele com um aspecto saudável, veja como!

Cuidados essenciais

  • Suavize com azeite – Todas as noites, espalhe no rosto, nos cotovelos, nos joelhos e na parte posterior dos braços algumas gotas de azeite de oliva. Ele contém gorduras monoinsaturadas que refrescam e hidratam a pele sem deixá-la oleosa.
  • Hidrate com gordura – Vaselina, óleo mineral, óleo vegetal e até gordura vegetal – qualquer um desses produtos resguardará a umidade inerente da pele. Aplique em qualquer ponto onde a pele esteja particularmente ressecada. Porém, use moderadamente para evitar a sensação de oleosidade.
  • Elimine o ressecamento com borrifadas – Óleos essenciais de rosa, lavanda ou bergamota são excelentes para hidratar a pele. Aliás, os óleos essenciais são um ótimo recursos para diversos males, confira! Para criar um spray de ervas, misture algumas gotas de qualquer um desses óleos essenciais, ou de todos eles, numa garrafa atomizadora de 115 g. Borrife o rosto sempre que sua pele precisar de um pequeno incentivo.

Receitas caseiras

Tônico hidratante à base de aloe vera

Muitos tônicos são secos demais para uma pele muito ressecada, mas esta fórmula é perfeita. A aloe vera hidrata, o vinagre suaviza a coceira da pele e a perfumada lavanda reduz a vermelhidão. Aliás, o aloe vera traz inúmeros benefícios para o corpo, veja alguns. A água de flor de laranjeira (usada para cozinhar e em coquetéis) pode ser encontrada na maioria dos supermercados.

4 colheres (sopa) de gel de aloe vera
Cápsulas de vitamina E totalizando 2.400 UI
4 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
2 colheres (chá) de vinagre de maçã
10 gotas de óleo essencial de lavanda

1. Raspe a seiva dos talos maiores de uma planta fresca de aloe vera (ou compre gel de aloe vera 100% puro numa loja de produtos naturais ou medicinais). Em seguida, coloque num vidro pequeno e limpo com uma tampa bem ajustada.
2. Fure as cápsulas de vitamina E com uma agulha limpa e esprema o conteúdo no vidro.
3. Adicione os outros ingredientes, feche a tampa e agite bem. Use discos de algodão para aplicar à pele depois da limpeza e não enxágue. Guarde o restante na geladeira.

Creme refrescante para as mãos à base de hortelã e lavanda

As mãos são especialmente castigadas pelo tempo, e os sinais do envelhecimento surgem rapidamente. Mas é possível protegê-las com esta loção rica e suavizante.

4 saquinhos de chá de hortelã
1 ¼ de xícara de água fervente
1 ¹⁄8 de xícara de azeite de oliva (ou use uma mistura de óleos de amêndoas, damasco e sementes de uva)
30 g de cera de abelha, finamente picada ou ralada
10 gotas de óleo essencial de lavanda
Cápsulas de vitamina E totalizando 2.400 UI

1. Coloque os saquinhos de chá numa xícara e adicione água fervente. Cubra e deixe em infusão por 15 a 20 minutos. Em seguida, retire os saquinhos de chá.
2. Aqueça o azeite de oliva em banho-maria. Depois, junte a cera de abelha e mexa até derreter.
3. Retire do fogo e adicione aos poucos uma xícara do chá de hortelã, batendo continuamente até que estejam bem incorporados. Misture o óleo essencial de lavanda e despeje o conteúdo das cápsulas de vitamina E (furadas com uma agulha).
4. Por fim, coloque num vidro esterilizado com uma tampa bem ajustada e armazene em local fresco e escuro.

Hidratação na banheira

Sua despensa pode oferecer alívio imediato à pele que, pelo excesso de ressecamento, coça e fica esbranquiçada. Ao sair do banho, use um bom hidratante. Fazer isso enquanto a pele ainda está úmida ajuda a preservar seus óleos naturais. Mas, atenção! Adicionar óleo ao banho deixa o ambiente escorregadio, portanto tenha cuidado ao entrar e sair da banheira.

  • 250 g de sal marinho e 450 g de bicarbonato de sódio. Fique imerso para aliviar a coceira.
  • Duas xícaras de sal de Epsom. Despeje parte do sal na banheira. Em seguida, enquanto estiver imerso, esfregue punhados do sal restante em joelhos, cotovelos e pés para amaciar as áreas ásperas.
  • Uma xícara de flocos de aveia crua num saquinho de musselina ou meia velha. A aveia contêm antioxidantes que hidratam e deixam uma cobertura protetora que retém a umidade da pele.
  • Partes iguais de vinagre de maçã, gérmen de trigo, azeite de oliva e óleo de gergelim. O vinagre de maçã tem ação antibacteriana e alcalinizante (contribui para o equilíbrio ácido adequado), e o óleo de gergelim e o gérmen de trigo acrescentam umidade.
  • Uma xícara de leite em pó com uma colher de sopa de óleo de sementes de uva. O ácido lático no leite esfoliará a pele, e o óleo de sementes de uva contribuirá com uma dose poderosa de antioxidantes. O azeite de oliva é um substituto à altura.

Na maioria das vezes, remédios caseiros simples e atenção constante se encarregarão de todos os casos de pele seca, exceto os mais graves. Mas, caso esteja realizando uma hidratação com frequência e não observe qualquer melhora depois de uma ou duas semanas de tratamento, consulte seu médico ou um dermatologista.