Máscara facial caseira feita de vários ingredientes. Você pode experimentar todas e escolher a que melhor se aplica à sua pele. Talvez você descubra mais de uma.

1 Areia Sanitária

Faça uma máscara para limpeza profunda da pele. Misture 2 punhados de areia sanitária para gatos com água morna suficiente para criar uma pasta grossa. Espalhe a pasta no rosto, deixe agir durante 20 minutos e lave com água. A argila da areia sanitária desintoxica a pele, absorvendo a sujeira e o óleo dos poros. Então, quando os amigos elogiarem sua pele e perguntarem o que você fez, diga que é segredo.

2 Aveia

Se você está procurando um tratamento rápido que lhe dê bem-estar e ótima aparência, faça uma máscara com aveia. Junte 1⁄2 xícara de água quente – não fervente – e 1⁄3 de xícara de aveia. Depois que a água e a aveia passarem 2 ou 3 minutos se assentando, acrescente 2 colheres de sopa de iogurte natural, 2 colheres de sopa de mel e a clara de 1 ovo pequeno. Aplique no rosto uma fina camada da mistura e deixe agir por 10 a 15 minutos. Depois lave com água morna. (Lembre-se de botar uma peneira de plástico ou metal sobre a pia, para evitar que o ralo entupa com os grãos.)

3 Banana

Quem precisa de botox quando temos bananas? Isso mesmo! Você pode usar a banana como uma máscara natural hidratante que deixa a pele com aparência e sensação de maciez. Dessa forma, amasse uma banana madura de tamanho médio para obter uma pasta e aplique-a suavemente no rosto e no pescoço. Deixe agir por 10 a 20 minutos, depois lave com água fria. Outra receita popular de máscara requer 1⁄4 de xícara de iogurte natural, 2 colheres de sopa de mel e 1 banana média.

Veja também como incluir a casca de banana na sua alimentação.

 

4 Iogurte

Você não precisa ir a um spa para fazer um tratamento facial, isto é, para limpar a pele e reduzir os poros, passe uma boa quantidade de iogurte no rosto e deixe-o por uns 20 minutos. Para que possa fazer uma máscara facial revitalizante, misture 1 colher de chá de iogurte natural com o suco de 1⁄4 de laranja, um pouco da polpa da laranja e 1 colher de chá de babosa. Deixe a mistura no rosto por pelo menos 5 minutos antes de enxaguá-lo.

5 Leite

Esta é uma maneira de ter em casa uma excelente máscara facial, digna de um spa! Prepare-a misturando 1⁄4 de xícara de leite em pó e água suficiente para formar uma pasta espessa. Cubra o rosto de forma homogênea com essa mistura, deixe secar completamente e depois lave o rosto com água morna. Dessa forma, a pele ficará viçosa e rejuvenescida.

6 Maionese

Para que gastar dinheiro com cremes caros se você pode fazer um tratamento para hidratar a pele com a maionese da geladeira? A princípio, espalhe delicadamente a maionese no rosto e deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois, remova a máscara e lave o rosto com água fria. A pele fica limpa e macia.

Descubra como preparar maionese caseira.

7 Mostarda

Aplique no rosto mostarda amarela suave para uma máscara facial revigorante que alivia e estimula a pele. Aliás, passe primeiramente em uma área pequena para testar se não vai irritar o rosto.

8 Ovos

Quem tem tempo e dinheiro, aliás, para gastar num spa, e depois ainda ouvir o quanto sua pele está horrorosa? Portanto, para se cuidar um pouco, vá até a geladeira e pegue um ovo. Se a pele estiver seca, precisando de hidratação, separe e bata a gema. Mas a pele oleosa precisa da clara, e você pode adicionar um pouquinho de limão ou mel. Para pele normal, use o ovo inteiro. Aplique o ovo batido no rosto, relaxe e espere 30 minutos, depois lave. Você vai adorar a sensação de pele fresca.

9 Vinagre

Sobretudo, trate a pele com carinho. Nesse sentido, o uso do vinagre como tonificador da pele data da época de Helena de Troia. Todavia, continua eficaz até os dias de hoje. Depois de lavar o rosto, misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 2 xícaras de água para enxaguar e tonificar a pele. Por exemplo, você também pode fazer um tratamento facial caseiro com 1⁄4 de xícara de vinagre de maçã e 1⁄4 de xícara de água. Aplique da mesma forma, suavemente a solução no rosto e deixe secar.

Veja também como usar o vinagre para lavar roupas