Você conhece os benefícios dos óleos e dos óleos essenciais para o seu organismo? Pois existem muitos tipos que oferecem melhorias para a saúde. Os óleos cosméticos, por exemplo, proporcionam hidratação e nutrientes importantes. Já os óleos essenciais perfumam e naturais garantem resultados positivos sem agredir o meio ambiente. Conheça algumas propriedades dos tipos mais comuns.

1. Use óleo de sementes de damasco para tratar a pele – ou a dor de ouvido

O óleo de sementes de damasco é excelente para massagens e tem leve fragrância de marzipã. Além de ser bem absorvido, é apropriado para todos os tipos de pele; principalmente a pele seca e sensível. Este é um dos óleos essenciais recomendado para tratar dores de ouvido; pingando algumas gotas na região afetada.

2. Substitua cremes e cosméticos por óleo de abacate

O abacate é um fruto muito popular no Brasil. Além de possui a maior quantidade de proteínas entre as frutas, é rico em vitaminas A, C e E, ácido fólico e potássio; saiba mais sobre o ácido fólico. O óleo de abacate estimula a regeneração das células e se mistura bem com outros óleos.

3. Garanta o brilho da pele com óleo de jojoba

A ceramida compõe em mais de 90% o óleo de jojoba, além de vitaminas A, B1 e B2, E e ácido mirístico. Inclusive, ele é apropriado para todos os tipos de pele. Entre muitos benefícios, o óleo regula a umidade e proporciona brilho à pele.

Assine nosso conteúdo exclusivo

A vitamina A também pode ser ingerida por meio de frutas e vegetais. Descubra quais e seus benefícios.

4. Regule o colesterol com óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia é rico em ácido oleico e, por isso, é um ingrediente ideal para cremes nutritivos. Além disso, por ser composto em sua maior parte por gorduras saudáveis, pode ser incluído em uma dieta que regule o colesterol.

5. Garanta diversos benefícios com o óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas possui uma lista enorme de utilidades. Além de ser ideal para massagens e para o cuidado de todos os tipos de pele, por possuir vitaminas E, B1, B2 B6O, o óleo é essencial para cuidados com as unhas. O tipo doce do óleo de amêndoas pode combater ainda marcas de velhice e tratar de rachaduras nos pés.

6. Trate da saúde mental com o azeite de oliva

Também um tipo de óleo, o azeite de oliva é indicado para tratar e prevenir a saúde mental. Por conter altos níveis de gorduras saudáveis monoinsaturadas, pode prevenir doenças como o Alzheimer. Além disso, contém antioxidantes, flavonoides, polifenóis e esqualeno, substâncias anticancerígenas.

7. Trate a diabetes com óleo de germe de trigo

Se ingerido, o óleo de germe de trigo pode reduzir o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, pode ajudar no tratamento do diabetes. O óleo é rico em vitamina E, que atua sobre o envelhecimento da pele ressecada e madura, funcionando como um rejuvenescedor.

Então, comece hoje mesmo a incluir os óleos na sua rotina de beleza e na alimentação. Na medida certa, eles trarão muitas melhorias para a sua saúde. Aproveite e conheça outros 20 óleos essenciais e suas funções curativas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!