Descubra os principais sintomas da sinusite e como tratar

Entenda por que a sinusite ocorre mais durante o frio e conheça os principais sintomas da sinusite e como é o tratamento.

Redação | 4 de Julho de 2022 às 15:00

LittleBee80/iStock -

No último domingo (3), a cantora Sandy usou as redes sociais para falar sobre como a mudança de clima afeta a sua saúde. A filha de Xororó, que sofre com sinusite crônica, já havia relatado em outra ocasião como a doença afetava a sua vida.

A sinusite, apesar de ser bem comum e causar grandes desconfortos como os relatados pela cantora Sandy, é uma condição que pode ser tratada a fim de atenuar os sintomas e as crises. Entenda a seguir o que é a sinusite e o que pode ajudar você a tratar uma crise.

O que é a sinusite?

A sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios da face e costuma afetar muito a qualidade de vida de quem sofre com a condição.

Em nosso rosto, existem áreas chamadas seios nasais. São quatro pares de aberturas nos ossos frontais do crânio, localizados acima dos olhos, e atrás das maçãs do rosto. Eles são revestidos por uma fina membrana que secreta o muco, que passa para o nariz através de pequenas aberturas.

Leia também: Rinite alérgica: o que é, causas, tratamentos

A função do muco é varrer a poeira, os germes e outras substâncias estranhas inaladas. Depois disso, ele é drenado para a parte posterior da garganta, pois a maioria dos germes perigosos é destruída pelo ácido do estômago.

Normalmente, o trabalho dos seios é tão sutil que nós nem notamos. Porém, de vez em quando, alguma irritação ou inflamação da membrana pode acabar estimulando a produção de muco, o que bloqueia as pequenas aberturas dos seios. Assim, a drenagem fica impossibilitada, o que ocasiona as fortes dores de cabeça características da sinusite.

Em entrevista ao VivaBem UOL, o otorrinolaringologista Raul Zanini do Hospital Albert Einstein destacou que é a interrupção do fluxo do muco que causa os demais sintomas da sinusite como obstrução do nariz, secreção espessa, gotejamento e dor em pressão.

O especialista esclareceu também que o quadro pode aparecer em qualquer momento da vida. No entanto, assim como relatado pela cantora Sandy, as crises são mais frequentes quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura.

Quais as principais causas e sintomas da sinusite?

A sinusite pode ser causada por vírus, bactérias ou rinite. (Imagem: Tharakorn/iStock)

As causas da sinusite são muitas, e dependem de uma avaliação médica detalhada para serem descobertas. Mas, de forma resumida, ela pode ser causada por vírus, bactérias ou rinite.

Uma das causas mais comuns são as reações alérgicas, que são causadas por cheiros ou algum agente transmitido pelo ar, como a poeira ou pólen. Algumas infecções respiratórias, como a gripe e o resfriado, também fortalecem a ocorrência da sinusite.

Leia também: 6 dicas para se livrar de gripe, resfriado e alergias

Outra causa comum é o desvio de septo, que é uma má-formação dos septos nasais desde a sua formação. O desvio faz com que as paredes entre as narinas sejam tortas, o que pode obstruir as saídas de ar frequentemente caso a produção de muco aumente.

Principais sintomas da sinusite

Entre os sintomas da sinusite, pode-se destacar as fortes dores de cabeça ou dores nos ouvidos, causadas pela obstrução dos seios. Também é comum haver fadiga e irritabilidade. A garganta inflamada, sintoma comum de virose, também pode ser um reflexo da sinusite.

A febre é um outro sintoma relacionado à sinusite. No entanto, fique atento, pois ela não ocorre frequentemente, e nesse caso deve-se procurar um médico imediatamente.

Como é feito o tratamento da sinusite

O uso de descongestionante pode ajudar nas crises de sinusite. (Imagem: Marina Demeshko/iStock)

Alguns casos de sinusite exigem tratamento com antibióticos, como é o caso de infecções bacterianas. Entretanto, a medicina está começando a questionar a aplicação desses medicamento, principalmente em pessoas com problemas crônicos dos seios da face, que podem não ser causados por bactérias. Além disso, os antibióticos não ajudam a evitar futuras infecções.

Os suplementos podem ser usados para ajudar a curar uma infecção aguda dos seios da face, mesmo se você estiver usando antibióticos. As vitaminas e plantas recomendadas são particularmente úteis para pessoas com problemas recorrentes nesta área. Nenhuma delas provoca os efeitos colaterais (como boca seca) causados pelos descongestionantes ou outros medicamentos convencionais prescritos para essa doença.

A prevenção é o melhor caminho

Uma das melhores formas de evitar e tratar a sinusite é fortalecer as defesas do corpo contra os germes. Comece escolhendo uma das seguintes plantas que reforçam o sistema imunológico: equinácea, astrágalo, unha-de-gato, cogumelos reishi ou maitake. Nas crises agudas de sinusite, tome apenas uma dessas plantas até a infecção cessar. Na sinusite crônica, experimente alterná-las, usando cada uma por períodos de duas semanas para promover e depois manter a imunidade.

Leia também: 10 dicas caseiras para tratar a sinusite e não sofrer como a cantora Sandy

A vitamina C e os flavonoides oferecem um benefício adicional para pessoas cujas crises de alergia transformam-se em sinusite completa; eles podem minimizar o efeito da histamina – uma substância inflamatória produzida pelas células em resposta ao pólen ou a outros alérgenos.

Um descongestionante natural, a planta Ephedra (Ma huang) dilata os vasos sanguíneos do trato respiratório, aliviando a congestão e o edema. Entretanto, só deve ser usada em crises agudas resistentes que não respondam a outros tratamentos, porque seus efeitos colaterais podem incluir nervosismo, tremor, insônia e palpitações.

O que mais você pode fazer?

Existem algumas outras medidas que você pode tomar para evitar as crises de sinusite. Confira algumas delas:


Atenção: Esta matéria tem como objetivo fornecer ao leitor informações úteis sobre saúde e bem-estar. Portanto, a leitura deste texto não deve substituir o aconselhamento médico profissional. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure sempre orientações de um médico.