Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de janeiro de 2021

Tipos de cabelo cacheado: descubra qual é o seu!

Veja como identificar o seu tipo de cabelo cacheado para mantê-lo sempre bonito e saudável.

Imagem: jacoblund/iStock

Engana-se quem pensa que cabelo cacheado é tudo igual. Pois existem variações de curvatura com características próprias que garantem um cabelo cheio de personalidade.

Leia também: Cronograma capilar: o que é e como fazer o seu?

Os tipos de cabelo cacheado podem ser divididos em 3 grupos, que se subdividem em mais três. Ou seja: 2A, 2B, 2C; 3A, 3B, 3C e 4A, 4B, 4C. Eles vão do fio ondulado, passando pelo cacheado e indo até o crespo.

Cada grupo tem suas particularidades, da raiz às pontas. E para nutrir e hidratar da maneira correta é preciso saber qual é o seu tipo de cacho. Então, confira o guia a seguir.

Cabelos ondulados

cabelo cacheado
Imagem: LightFieldStudios/iStock

Os cabelos ondulados também são cacheados. Além disso, podem ter três curvaturas diferentes. Sua raiz é mais lisa e os fios não chegam a formar cachos arredondados, somente em forma de S.

Eles podem ser:

  • 2A - esse tipo de cabelo não costuma ter volume, seus fios tem leves ondulações e a raiz é mais lisa.
  • 2B - já nesse tipo as ondas vêm desde a raiz. Seu volume já é um pouco maior, pois a curvatura também é maior.
  • 2C - quem tem cabelos 2C possui uma ondulação em S maior e mais definida, portanto mais volume também.

Cabelos cacheados

tipos de cabelos cacheados
Imagem: DMEPhotography/iStock

Cachos de todos os tamanhos estão nesse grupo. Da raiz à ponta, os cachos se formam e podem ser mais abertos ou mais fechados. Em geral, tendem a ter mais frizz - e bem mais volume - e ser mais ressecados, pois a oleosidade da raiz não se espalha uniformemente.

Se dividem em:

  • 3A - cabelos com cachos mais abertos, porém bem definidos.
  • 3B - cachos mais fechados, feito molas, e fio que encolhe de tamanho.
  • 3C - apresenta cachos bem pequenos e que encolhem bastante. Possui bastante volume e já se assemelha ao crespo.

Cabelo crespo

cabelo crespo
Imagem: NeonShot/iStock

Quem tem cabelo crespo, ou afro, já sabe que os fios precisam de cuidados especiais. Mas nem todo cabelo crespo é igual e tem as mesmas necessidades. A curvatura do fio pode influenciar na textura e também na fragilidade.

Cabelos crespos podem ser:

  • 4A - esse tipo de cabelo tem cachos bem fechadinhos, molinhas que encolhem bastante. Além disso, garantem muito volume.
  • 4B - seu formato difere do tipo anterior, pois forma um zigue-zague e não um cacho. São fios bem densos e que encolhem demais.
  • 4C - os cachinhos estão presente nesse cabelo e são minúsculos. O fio, por sua vez, é o mais fino de todos e precisam de muita hidratação.

Vale dizer que é possível que se tenha mais de um tipo de cabelo cacheado, mas o cuidado não difere muito. O importante é saber o tipo predominante de cacho que se tem para mantê-lo sempre bonito, bem hidratado e nutrido com os produtos certos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close