Angiologista explica quais exercícios são liberados para quem tem varizes

Quem tem varizes sabe bem como elas podem ser incômodas. Não apenas pela questão estética, mas também pela sensação de inchaço, peso e dor que elas podem

Julia Monsores | 19 de Março de 2021 às 11:00

iStock -

Quem tem varizes sabe bem como elas podem ser incômodas. Não apenas pela questão estética, mas também pela sensação de inchaço, peso e dor que elas podem provocar — principalmente nas pernas, região mais afetada. Mas você sabia que alguns exercícios físicos podem ajudar a diminuir esse desconforto?

De acordo com a angiologista e cirurgiã vascular, Dra. Vanessa Vargas Ferreira, esse desconforto pode ser minimizado com os exercícios certos, que auxiliam a circulação sanguínea da região.

“Os exercícios físicos são protetores, retardam o surgimento ou a piora das varizes. O principal benefício está relacionado aos seus sintomas, que ficam mais aliviados a partir do momento que uma rotina de exercícios é estabelecida pelo paciente”, explica.

Continue acompanhando para saber quais são os exercícios mais recomendados!

O que são as varizes? Por que elas ocorrem? 

Crédito: Marina113/iStock

O surgimento das varizes ocorre de forma multifatorial. Isto é, elas não ocorrem por apenas uma razão, mas podem ser influenciadas por um conjunto de fatores, como genéticos e hábitos de vida.

“Varizes são as veias que se tornaram dilatadas e tortuosas e de forma irreversível, em decorrência de processos que destroem a arquitetura da parede venosa, o que permite um refluxo do sangue que deveria seguir em direção ao coração”, explica a Dra. Vanessa.

Segundo a médica, algumas profissões também podem aumentar a predisposição às varizes. “Profissões em que o individuo passa longos períodos de pé ou sentado, como seguranças, cabeleireiros e dentistas”, explica.

Em geral, os principais fatores de risco para desenvolvimento das varizes são:

Em razão das altas temperaturas, que induzem o processo de vasodilatação, o surgimento das varizes também costuma ser mais comum no verão.

Os exercícios físicos podem reduzir o desconforto 

Imagem: Yobro10/iStock

Segundo a Dra. Vanessa Vargas, quando o assunto são as varizes, “a prevenção é sempre o melhor caminho e se faz com hábitos de vida saudáveis de vida e prática regular de exercícios físicos”.

Os benefícios da prática de esporte para o sistema circulatório já são conhecidos de todos. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas a respeito de quais exercícios são melhores para quem sofre com essa condição. E além disso, se há alguma atividade física proibida.

“Caminhada, hidroginástica e natação são bons exemplos de atividades indicadas para quem tem doença venosa”, explica a especialista, que explica que essas atividades são de baixo impacto.

E quanto à prática de musculação? Está liberada ou proibida para quem tem varizes?

“Antigamente era muito falado que a musculação causaria varizes. No entanto, percebeu-se que tonificar músculos das pernas também é importante, uma vez que eles funcionam como uma bomba periférica, impulsionando o sangue de volta ao coração e, portanto, bombeando a circulação”, conclui a médica.


Fonte: Dra. Vanessa Vargas Ferreira é angiologista e cirurgiã-vascular (CRM 5263119-1 RQE 13731 RQE 13732)