Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de julho de 2021

Veja a maneira correta de higienizar as patas do seu pet após os passeios

Veterinária explica como limpar as patas dos pets para evitar que se tornem portadores de doenças

Imagem: Ирина Мещерякова/iStock

A companhia de um animal em casa faz toda a diferença, mas os animais que costumam ficar no sofá ou na cama precisam de cuidados específicos. Higienizar as patas do pet após os passeios evita que ele seja portadores de vírus, doenças e que ele fique com sujeira em áreas incômodas.

Esse cuidado com a higienização das patas dos animais passou a chamar ainda mais atenção durante a pandemia de Covid-19, quando estudos comprovaram que os pets podem levar o Sars-Cov-2 para dentro de casa, se não houver a limpeza adequada. Mas, afinal, qual é o jeito certo de higienizar as patas do pet após os passeios?

Leia também: Quais as vacinas para cachorros que são obrigatórias e quando aplicar

Como higienizar as patas do pet após os passeios

Limpeza da pata do cão
Para limpar as patas dos pets após os passeios, bastam água, sabão e uma toalha. (Imagem: Jomkwan/iStock)

De acordo com a veterinária clínica geral Daniela Oliveira, o processo de limpeza das patas dos animais após os passeios é simples e pode ser feito com água e sabão, com o auxílio de uma toalha. 

Os responsáveis pelo pet devem evitar usar álcool, que tende a ressecar a pele, e produtos não recomendados por veterinários, pois podem gerar alergia. Veja a orientação da especialista sobre como fazer a limpeza e secar os animais.

"Aplicar água e sabão neutro, podendo utilizar uma toalha úmida com o sabão para facilitar. É importante secar bem logo após a limpeza, com uma toalha seca, e não usar álcool ou produtos com fragrâncias, pois podem causar alergias", disse a veterinária Daniela Oliveira.

Regiões do corpo do pet que precisam de mais atenção na limpeza

Cachorro na praia
Durante os passeios na praia, os cachorros gostam de rolar e cavar. (imagem: Paula Vieira)

O local onde o pet passeia também influencia muito na forma como o tutor fará a limpeza após o lazer. O ideal é que ele tenha uma rotina de passeio em que não seja necessário dar banho sempre que retornar para casa, para respeitar os intervalos de uma semana (cães de pelo longo) até 15 dias (cães de pelo curto).

Em lugares com areia, como a praia, terra solta e grama, os cachorros, principalmente, gostam de cavar e acabam sujando todo o corpo. Nesse caso, não tem jeito, só o banho resolve.

"Dependendo do local, não somente as patas precisarão ser higienizadas. Se o pet se sujar muito, será necessário limpar o focinho, o peito... Por exemplo, na areia e na grama, eles costumam se sujar mais por gostarem de rolar e cavar", explicou Daniela.

Produtos específicos para limpar as patas dos pets

higienizar as patas do pet após os passeios
Nos pet shops, é possível encontrar lenço umedecido para a higiene do animal. (Imagem: Thanadol Benyasirisataporn/iStock)

Além dos shampoos, que são facilmente encontrados nos supermercados e pet shops, existem lenços umedecidos dermatologicamente criados para facilitar a higienização das patas dos animais após os passeios. Mas, ao comprar algum produto que ainda não tenha usado no seu pet, é preciso ter alguns cuidados:

"Existem vários lenços umedecidos no mercado, mas, basicamente, o produto tem de ser à base de clorexidina 2%, sem álcool etílico, fragrâncias, parabenos e sulfato, ou sabão à base de glicerina", recomendou a veterinária.

Também existem as meias feitas para cães e gatos, que poupam os responsáveis do trabalho da limpeza das patas, pois é só retirá-las ao chegar do passeio e lavar, sem a necessidade de higienizar o animal. Porém, essa opção só deve ser escolhida se o pet ficar confortável com o acessório.

De acordo com Daniela, a maioria dos animais não consegue se adaptar às meias e acabam se sentindo incomodados ao andar. Por isso, é preciso fazer um teste antes do primeiro passeio e ver como o animal vai reagir.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close