Veja as vantagens de lavar os cabelos com água fria

Lavar os cabelos com água fria melhora a saúde do couro cabeludo e o aspecto dos fios, além de prolongar a durabilidade dos tratamentos.

Paula Vieira | 14 de Julho de 2021 às 11:00

torwai/iStock -

Tomar banho morno é a preferência da maioria das pessoas, principalmente no inverno, por conta de todo o conforto e relaxamento que a água mais quente promove ao corpo. Mas, na hora de lavar os cabelos, é melhor optar pela água fria, que ajuda a manter o couro cabeludo saudável e equilibrado e evita a porosidade dos fios.

Lavar os cabelos com água fria facilita também a hidratação dos fios, fazendo com que eles sofram menos influência do ressecamento. Isso também evita o aumento da oleosidade, pois o couro cabeludo não sente a necessidade de produzir ainda mais substâncias oleosas para hidratar a região, que fica ressecada com o uso da água quente.

Leia também: Low poo: entenda o que é e para o que serve

Benefícios de lavar os cabelos com água fria

Além dos benefícios já citados, lavar os cabelos com água fria facilita o selamento das cutículas e deixa o processo de desembaraçar muito mais simples. Os fios absorvem melhor os nutrientes do condicionador, da máscara capilar e de outros produtos para a região. O uso da água fria também prolonga a durabilidade de tratamentos de tricologia e dos efeitos dos cremes.

Outra vantagem é a amenização dos efeitos danosos do uso do secador, da chapinha, das escovas químicas e da tintura, já que a água fria ajuda a diminuir a sensibilidade dos fios e a dar mais brilho e maciez às madeixas.

A água fria potencializa o efeito dos cremes e das máscaras capilares. (Imagem: esp2k/iStock)

Lavar os cabelos com água fria previne o surgimento de doenças

O couro cabeludo é uma região sensível, que precisa de cuidados para evitar o surgimento de fungos, caspa, seborreia, entre outras doenças. Sendo assim, para quem já tem caspa, adotar o hábito de lavar os cabelos com água fria é essencial; a água quente estimula a produção de oleosidade, o que piora o problema.

Além disso, banhos em altas temperaturas aumentam a sensibilidade do couro cabeludo, deixando o lugar mais propenso a alergias e podendo causar coceiras.

Truques de especialistas

Não é necessário dispensar o banho morno, até porque ele promove a abertura das cutículas, facilitando a ação limpante do shampoo. Porém, antes de aplicar o condicionador ou a máscara, é fundamental reduzir a temperatura e deixar a água fria agir no couro cabeludo, pois ela dará um verdadeiro toque de salão no seu cabelo.

Para melhorar os efeitos dos produtos capilares, também são recomendados tratamentos dermatológicos, como a Terapia Capilar e a Led Terapia; procedimentos mais avançados para quem deseja reduzir o ressecamento e melhorar o aspecto dos fios.