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Publicado em: 19 de junho de 2019

10 hobbies que estimulam a saúde na terceira idade

Confira algumas dicas de hobbies que vão mudar sua vida!

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Quando se trata de dar início a um novo interesse, as possibilidades são infinitas. Aqui estão dez sugestões com benefícios comprovados para a saúde na terceira idade:

  • mbbirdy/iStock

    Tenha aula à noite

    Aprender coisas novas mantém as conexões cerebrais ativas. Em um estudo conduzido na Inglaterra, 87% dos alunos adultos relataram melhor saúde física, menor sensação de cansaço e controle mais eficaz da dor.


  • eggeeggjiew/iStock

    Cante alto

    É como diz o ditado: “Quem canta seus males espanta.” Estudos apontam que cantar em um coro – mas não apenas escutar música de coral – eleva a imunidade e o humor.


  • Ridofranz/iStock

    Faça ioga

    Em um estudo liderado por neurologistas americanos, 135 pessoas entre 65 e 85 anos foram alocadas, de forma aleatória, a uma aula de ioga, a uma aula com simulador de caminhada ou a um grupo de controle. Após seis meses, o grupo da ioga apresentava melhores equilíbrio e flexibilidade, mais energia, menos fadiga e uma qualidade de vida superior em comparação aos grupos de controle.


  • kuarmungadd/iStock

    Seja voluntário

    Uma pesquisa finlandesa mostrou que voluntários idosos avaliaram itens relativos à saúde, ao funcionamento do organismo, à atividade física e à satisfação com a vida. E consideraram tudo melhor, além de terem menos depressão e uma expectativa de vida maior do que os não voluntários.


  • Page Light Studios/iStock

    Torne-se um aficcionado por cultura

    Em um estudo sueco, 10.609 pessoas entre 25 e 74 anos foram entrevistadas sobre seus hábitos culturais. Aquelas que frequentavam cinemas, museus, exposições e shows viviam mais.


  • Wavebreakmedia/iStock

    Jogue cartas com os amigos

    Um estudo americano acompanhou mulheres integrantes de um clube de bridge, na faixa dos 70 e dos 80 anos. Esse estudo aumentos significativos nas células de imunidade após um jogo de 90 minutos.


  • monkeybusinessimages/iStock

    Junte-se a um grupo de caminhada

    Caminhar é um modo fácil de socializar. E uma caminhada a passos rápidos impulsiona a longevidade. Pesquisadores de Londres revisaram 18 estudos incluindo quase 460 mil pessoas no total. Concluíram que aquelas que caminhavam mais eram 31% menos predispostas a desenvolver doença cardiovascular e apresentavam 32% menos chances de morrer após vários períodos de acompanhamento em relação às outras que caminhavam menos.


  • arto_canon/iStock

    Vá a uma degustação de vinho

    Conheça e aprecie bons vinhos. Em quantidades moderadas, o vinho tinto proporciona muitos benefícios, para a saúde, sobretudo para o coração.


  • monkeybusinessimages/iStock

    Junte-se a uma turma de dança

    Qualquer tipo de dança oferece bom exercício, diversão e novas amizades. Em um estudo alemão, um programa de salsa de oito semanas contribuiu para que os 28 participantes, com idade média de 71 anos, aumentassem a velocidade e a extensão da passada de forma considerável.


  • Ridofranz/iStock

    Cultive sua horta

    Em um estudo holandês, pessoas com 62 anos que se dedicam à horticultura apresentaram saúde física muito melhor do que os vizinhos sem horta. E uma pesquisa com mais de 3 mil pessoas na faixa dos 65 anos ou mais mostrou que aquelas que passavam, no mínimo, uma hora por semana se dedicando à horticultura apresentavam equilíbrio e velocidade de caminhada superiores, menos problemas de saúde crônicos e menos limitações do que as outras que não cultivavam nada. Além disso, um número muito menor sofrera uma queda nos dois anos anteriores.


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