14 dicas para combater tosse e espirro
Mais tosse e espirro. Usar lenço de papel é uma das coisas mais eficazes que você pode fazer para evitar que os germes do resfriado se espalhem.
Tosse e espirro parecem que andam juntos. Conhecidos na medicina como infecções do trato respiratório superior, tosses e resfriados estão entre as infecções mais comuns que experimentamos. Então, proteja-se contra os vírus do resfriado e da gripe. E trate as doenças que eles causam com as dicas a seguir.
1 Dê dois beijinhos
O beijo em cada face é menos propício a transmitir um resfriado do que o aperto de mãos. Os dedos de uma pessoa resfriada estão mais sujeitos à contaminação, como resultado do esfregar o nariz ou os olhos. É mais arriscado apertar a mão dessa pessoa do que estar perto de alguém que está fungando ou mesmo estar no caminho de um espirro monumental – desde que as gotículas fiquem distantes dos seus olhos e nariz. Beijo no rosto é um cumprimento mais seguro.
2. Saia mais…
A vitamina D, produzida no organismo como resultado da exposição aos raios solares, ajuda a aumentar a imunidade e protege de gripes e resfriados. Se você tiver deficiência dessa vitamina, converse com o médico e veja se é necessário tomar um suplemento no inverno. Além disso, coma muitos alimentos ricos em vitamina D – especialmente peixes oleosos – durante o ano inteiro.
3. …Mas se aqueça
Quando estiver ao ar livre no inverno, que começa em um mês, use gorro e cachecol para manter a cabeça e o pescoço aquecidos. O clima, mesmo o outono dá ao vírus do resfriado uma vantagem – o ar frio faz com que os vasos sanguíneos do nariz se contraiam, comprometendo as defesas nasais contra a infecção. Proteja-se com um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, muito exercício e bebidas quentes.
4. Limpeza contra as doenças de inverno
Os resfriados são mais comuns no inverno – mas não culpe o tempo. A única maneira de pegar um resfriado é pelo contato direto com o vírus. Os resfriados se espalham mais durante o inverno porque as pessoas passam mais tempo em lugares fechados, aumentando a chance de entrar em contato próximo com pessoas infectadas ou com algo que elas tocaram. A seguir, dicas para reduzir o contato com o vírus:
★ Limpe maçanetas e superfícies O mais provável é que você entre em contato direto com o vírus do resfriado tocando uma superfície contaminada, como maçaneta, teclado compartilhado, torneira ou telefone. Crianças na escola ou na creche estão propensas a trazer vírus de resfriado para casa. A maneira mais eficaz de evitar que os germes se espalhem é limpar as superfícies tocadas com muita frequência na casa, com um desinfetante em spray – isso pode reduzir em 99,9%, e em apenas 1 minuto, os vírus.
★ Lave as mãos Superfícies no ambiente de trabalho, metrô e ônibus também estão propícias à contaminação; lave as mãos com cuidado e frequência ao longo do dia.
★ Use um gel higienizante Quando água e sabão não estiverem disponíveis, use um produto antibacteriano para as mãos, à base de álcool, para manter os germes longe.