No Dia da Pessoa com Deficiência, preparamos uma lista de 15 coisas que você precisa saber sobre síndrome de Down. É preciso falar sobre o tema para enfrentar preconceitos e garantir a inclusão e cidadania de pessoas com Down.

5 dicas para se comunicar com um deficiente visual

Apesar do acesso democrático à informação, ainda hoje indivíduos nesta condição são estereotipados pela sociedade. Por isso, confira a lista na galeria a seguir para aprender mais sobre as pessoas que têm síndrome de Down.

Inclusão social: Pelo direito de brincar juntos

  • 1. Não é doença

    A síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma ocorrência genética. Ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células.

    AaronAmat/iStock
  • 2. Síndrome de Down causa mudanças físicas

    Crianças com esta condição são diferentes fisicamente das demais. Elas apresentam formato arredondado do rosto, olhos mais puxados, por exemplo.

    DenKuvaiev/iStock
  • 3. Crianças com síndrome de Down costumam apresentar déficit de atenção

    O déficit de atenção e a baixa capacidade intelectual são características comuns em crianças com síndrome de Down. Por isso, o processo de aprendizado deles é um pouco mais lento. Com ajuda especializada, no entanto, elas conseguem aprender tudo.

    DenKuvaiev/iStock
  • 4. Pessoas com síndrome não são todas iguais

    Apesar de características semelhantes, pessoas com esta condição são todas iguais. Muito pelo contrário. Elas têm características genéticas únicas.

    yacobchuk/iStock
  • 5. Não existe cura

    Não existem medicamentos que possam curar a síndrome de Down, mas sim tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida destas pessoas, como terapias de linguagem, motoras e intelectuais.

    Halfpoint/iStock
  • 6. Pessoas com Down não devem ser tratadas como coitadinhas

    Pessoas nestas condições têm algumas limitações, mas se divertem, estudam, passeiam, namoram como todos nós.

    DenKuvaiev/iStock
  • 7. Indivíduos com Down não devem ser estereotipados

    Para evitar estereótipos, enfrentar preconceitos e promover igualdade, é importante chamar as pessoas de forma adequada.

    monkeybusinessimages/iStock
  • 8. Respeite e saiba se referir

    A deficiência não é o que caracteriza o indivíduo. A pessoa vem em primeiro lugar. Faça referência sempre à pessoa em primeiro lugar e não a sua condição.

    Tatiana Dyuvbanova/iStock
  • 9. Faça referência a eles, não a terceiros

    Indivíduos com síndrome de Down têm opinião própria e são capazes de expressar suas opiniões. Portanto, tanto quanto possível, evite falar com familiares ou acompanhantes. Fale com o indivíduo.

    nd3000/iStock
  • 10. Não há anormalidade

    Todos são seres humanos de igual valor, com características próprias e diversas. Se precisar, use os termos pessoa sem deficiência e pessoa com deficiência.

    DenKuvaiev/iStock
  • 11. Não há determinação científica para diferença  cromossômica

    Ainda não há estudos que determinem o motivo da diferença  nos cromossomos. No entanto, alguns pesquisadores afirmam que mulheres que engravidam com mais de 35 anos correm mais riscos de ter bebês com essa condição.

    FroggyFrogg/iStock
  • 12. É possível dectectar a síndrome na gravidez

    Através de um exame de ultrassom é possível dectectar esta condição, pois existem características físicas que indicam, como quinto dedo da mão e braços menores, pescoço e nariz mais curtos.

    gorodenkoff/iStock
  • 13. A inclusão é assegurada pela Constituição

    A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi aprovada no Brasil em 2008 como norma constitucional, segundoa a qual, cabe ao Estado e a sociedade buscar formas de garantir os direitos de todas as pessoas com deficiência em igualdade de condições com os demais.

    Tatiana Dyuvbanova/iStock
  • 14. Não segregue

    Pessoas com a síndrome devem frequentar escolas regulares e inclusivas, para melhor desenvolvimento.

    DGLimages/iStock
  • 15. Não trate as pessoas como incapazes

    Indivíduos com síndrome de Down apresentam dificuldade de articulação, mas é importante deixá-los se expressarem com naturalidade.

    Rawpixel/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!