Para ter uma alimentação mais saudável não tem mistério: quanto mais frutas e hortaliças, melhor! Porém, muitas delas, felizmente, também são capazes de deixar as refeições mais saborosas.

Alguns dos vegetais listados a seguir são comuns em nosso dia a dia, mas seus benefícios à saúde não são devidamente valorizados; enquanto outros parecem exóticos, mas vale a pena experimentar. O importante é que eles são igualmente deliciosos e ricos em nutrientes fundamentais!

Experimente algumas das frutas e hortaliças abaixo e transforme o seu almoço em uma explosão de sabor e saúde:

nata_vkusidey/iStock

1. Ameixa seca

O fruto seco de certas espécies de ameixa contém uma fibra solúvel especial denominada pectina. Essa substância forma um gel no intestino que absorve o colesterol em excesso, varrendo-o para fora do seu corpo.

Em um estudo científico, 41 homens com colesterol levemente alto acrescentaram 12 ameixas secas à sua alimentação diária durante quatro semanas. Em conclusão, o nível de colesterol no sangue da maioria do grupo caiu drasticamente.

Misture ameixas secas com um pouco de água. Faça um purê macio e use-os para substituir alguns dos óleos comuns no dia a dia. Ameixas também darão um sabor agridoce a ensopados e saladas.


ValentynVolkov/iStock

2. Manga

Essa fruta exuberante é uma das melhores fontes de fibras, que ajudam a digestão, e de vitaminas essenciais diárias, como a A, C e E.

Sua polpa suculenta e doce é também excelente fonte de poderosos antioxidantes, considerados bons para ajudar a combates doenças do coração, câncer e outras doenças. Em outras palavras, é uma das frutas que você deve ter em sua lista de alimentos.

Acrescente a manga a vitaminas. Corte em cubos e coloque em saladas de frutas e molhos mexicanos, além de fazer purês para criar molhos para peixes e frango.


bhofack2/iStock

3. Agrião

Os romanos e os egípcios antigos comiam essa folha verde e apimentada para aumentar a capacidade mental e o nível energético.

O agrião é rico em vitamina C e ferro, que previnem a anemia e melhoram o cabelo, unha e pele. Ele também possui alto grau de antioxidantes e quantidades importantes de magnésio e potássio, nutrientes essenciais para a regulação do metabolismo.

Salpique-o nas saladas, misture em ensopados ou purês de batatas e em temperos para preparar uma deliciosa sopa.


pilipphoto/iStock

4. Endívia

Essa cabeça branca, cilíndrica, é composta de folhas grossas e suculentas, de sabor suave e levemente amargo. A endívia é uma das frutas e hortaliças mais ricas: funciona como uma excelente fonte de ferro, potássio e fibras. Acrescente a saladas e use as folhas alongadas e firmes como colher para pastinhas.