Cultivada no México desde os Maias, a chia tem importante função na saúde humana e é indicada por especialistas em nutrição, dado os seus ácidos graxos, fibras e proteínas, por exemplo. São inúmeros os benefícios da chia.

15 benefícios da batata-doce que você precisa conhecer

O grão é capaz de regular taxas de colesterol, fortalecer o sistema imunológico e, pasme, contribui para o emagrecimento. Listamos 17 benefícios da chia que você precisa conhecer. Confira nos slides a seguir.

Wand_Prapan/iStock

1. Emagrece

Dado o seu efeito mucilaginoso (retenção de água capaz de aumentar em até 20 vezes o seu volume), a chia provoca a saciedade, uma vez que preenche o estômago e, portanto, ajuda a emagrecer.


Fascinadora/iStock

2. Controle da diebetes

Por ter muita fibra, a chia evita o aumento rápido da glicemia e, por consequência, controla a quantidade de açúcar no sangue.


RyanKing999/iStock

3. Melhora a saúde intestinal

Também graças às fibras, as sementes de chia aceleram os movimentos intestinais, evitando casos de prisão de ventre, por exemplo.


shutter_m/iStock

4. Reduz risco de doenças cardiovasculares

Por ser rica em ômega 3, a semente reduz a inflamação no sistema cardiovascular e evita o desenvolvimento de doenças como pressão alta.