Cultivada no México desde os Maias, a chia tem importante função na saúde humana e é indicada por especialistas em nutrição, dado os seus ácidos graxos, fibras e proteínas, por exemplo. São inúmeros os benefícios da chia.

15 benefícios da batata-doce que você precisa conhecer

O grão é capaz de regular taxas de colesterol, fortalecer o sistema imunológico e, pasme, contribui para o emagrecimento. Listamos 17 benefícios da chia que você precisa conhecer. Confira nos slides a seguir.

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    1. Emagrece

    Dado o seu efeito mucilaginoso (retenção de água capaz de aumentar em até 20 vezes o seu volume), a chia provoca a saciedade, uma vez que preenche o estômago e, portanto, ajuda a emagrecer.

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    2. Controle da diebetes

    Por ter muita fibra, a chia evita o aumento rápido da glicemia e, por consequência, controla a quantidade de açúcar no sangue.

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    3. Melhora a saúde intestinal

    Também graças às fibras, as sementes de chia aceleram os movimentos intestinais, evitando casos de prisão de ventre, por exemplo.

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    4. Reduz risco de doenças cardiovasculares

    Por ser rica em ômega 3, a semente reduz a inflamação no sistema cardiovascular e evita o desenvolvimento de doenças como pressão alta.

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    5. Evita envelhecimento precoce

    Os antioxidantes presentes na semente combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce das células do corpo.

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    6. Melhora a digestão

    O teor de fibra alimentar da chia é útil na limpeza do trato digestivo e promove o movimento do intestino saudável.

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    7. Fortalece o cabelo

    Ricas em proteínas e óleos essenciais, as sementes de chia contribuem com a melhora do brilho e fortalecimento dos fios capilares.

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    8. Equilibra o sono

    A chia é eficaz no combate à insônia, graças ao triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de melatonina — hormônio que induz o sono.

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    9. Fortalece o osso

    A chia é fonte de cálcio — vital para desenvolvimento da estrutura corporal — e boro — que facilita a absorção de cálcio no organismo.

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    10. Protege os olhos

    Uma porção diária da semente é responsável por 20% das nossas necessidades de vitamina A, que também atua na proteção dos olhos.

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    11. Desintoxicante

    Os antioxidantes do grão, com o ácido cafeico, por exemplo, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado.

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    12. Auxilia no ganho de massa muscular

    Fonte de proteína, a chia auxilia os praticantes de atividades físicas, uma vez que fornece mais energia para as células nervosas e complementa necessidades proteicas do corpo.

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    13. Ajuda o cérebro

    O grão favorece as ligações cognitivas do cérebro. Estudos relacionam ácidos presentes na semente à formação das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.

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    15. Fortalece imunidade

    Rica em minerais como Selênio e Zinco, por exemplo, a semente reforça as defesas do corpo e evita doenças como gripes e resfriados.

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    16. Anti-inflamatório

    As sementes de chia ajudam a reduzir a inflamação no corpo, graças aos ácidos gordos essenciais.

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    17. Saúde bucal

    Fonte de cálcio, fósforo, vitamina A e zinco, a chia é recomendada também para ajudar no tratamento dos dentes. O zinco, por exemplo, previne o tártaro.