Faça uma busca
Saúde & Bem-estar

10 benefícios da batata-doce que você precisa conhecer

Conheça as inúmeras vantagens da batata-doce e aprenda algumas receitas deliciosas.

Escrito por:

Revista Seleções

Redator
10 benefícios da batata-doce para você conhecer
chengyuzheng/iStock
Publicado em: Última atualização:

A batata-doce é uma das raízes mais consumidas no Brasil, mas poucos conhecem os seus inúmeros benefícios. Com uma variedade de cores e sabores, o tubérculo é garantia de muitas vantagens à saúde – e elas vão muito além do ganho saudável de massa muscular.

A batata-doce ajuda no combate a uma das doenças que mais assolam o país, a diabetes, graças a sua baixa produção de glicemia no sangue. Através deste processo, os carboidratos são digeridos aos poucos, evitando um pico de insulina.

Apesar da digestão gradual do açúcar, a batata-doce mantém o organismo em frequente estado metabólico, ou seja, é uma das maiores fontes de estoque de energia para os músculos do corpo.

Graças a essa ação, a batata-doce também é um dos alimentos essenciais para aqueles que buscam perder peso.

Tipos de batata-doce

Podemos encontrar quatro variedades de batata-doce no Brasil.

A mais comum é a batata-branca, também conhecida como angola e terra-nova, que possui um gosto levemente adocicado. As batatas nas cores amarela e roxa, que também são utilizadas nas receitas para doces muito saborosos. E, por fim, a batata-doce avermelhada, que é uma das melhores opções para comer assada.

Informação nutricional da batata-doce

Em comparação aos outros tipos de batata produzidos no Brasil, este tubérculo é o que possui menos calorias e uma composição maior de vitaminas e minerais. Rica em fibras, a batata-doce traz as vitaminas A, E, C, K e todas do complexo B. Além da enorme quantidade de minerais, como magnésio, zinco, cálcio, ferro e potássio. Confira abaixo todos os incríveis benefícios da batata-doce que são comprovados pela ciência!

Benefícios da batata-doce

1. Controla o colesterol

Rica em fibras, principalmente a pectina, a batata-doce ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares como infarto, derrame, entre outras.

2. Promove o aumento da massa muscular

Famosa entre os atletas e amantes de atividades físicas em geral, a batata-doce é rica em glicogênio, que age no organismo como um combustível para os músculos, atuando diretamente na contenção do mesmo durante os treinos, especialmente os que exigem força, evitando o desgaste da área e promovendo o desenvolvimento muscular.

3. Evita a constipação e melhora o sistema digestivo

As fibras alimentares da batata-doce contribuem para o melhor desempenho do nosso aparelho digestivo. Portanto, há ganho real no trânsito intestinal — prevenindo problemas como prisão de ventre e constipação. Além disso, a batata-doce tem efeito calmante sobre intestino e estômago. Vitaminas como complexo B, potássio e cálcio são poderosas armas na cura de dores estomacais.

4. Ajuda a emagrecer

Item essencial no prato para aqueles que buscam uma alimentação balanceada, o a batata-doce favorece o emagrecimento, dado que suas fibras e vitaminas garantem a sensação de saciedade ao organismo. Evitando aquela fome comum em muitos momentos do dia.

5. Auxilia na prevenção do câncer

A batata-doce possui grande quantidade de fibras, que são importantes para fortalecer as bactérias benéficas do intestino e manter o equilíbrio da flora intestinal. Este processo conduz a prevenção do câncer de intestino.

Além disso, de acordo com o famoso Nurse’s Health Study, desenvolvido na Escola de Medicina de Harvard, o tubérculo pode ajudar na prevenção de outros tipos de câncer, como de próstata e de mama, pois é rica em vitamina C, betacaroteno e antocianinas que protegem as células contra os radicais livres. O estudo também descobriu que mulheres que ingeriam grandes quantidades de alimentos ricos em betacaroteno, como a batata-doce, reduziam os riscos de desenvolver câncer de mama em até 25%!

6. Aumenta a energia

Fonte de carboidratos saudáveis, a batata-doce fornece energia e contribui para melhorar desempenho e disposição no dia a dia. Além de garantir estabilidade muscular durante a prática de exercícios físicos.

7. Pode prevenir o envelhecimento

Graças à vitamina E em abundância, o alimento atua na prevenção dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são moléculas instáveis, que quando estão em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA. Por isso, a importância de consumir alimentos que ajudar a combater essas substâncias.

8. É indicado na gravidez

A batata-doce é indicada para uma alimentação equilibrada durante a gravidez, já que é rica em vitaminas A, C, D, B12 e B16 — fundamentais para desenvolvimento celular, formação óssea e reparação de tecidos —, além do cálcio, que contribui na formação dos nervos, coração e músculos, por exemplo.

9. Controla os níveis de açúcar no sangue

Segundo pesquisas, o alto teor de fibras alimentares da batata-doce ajuda a equilibrar o ritmo da digestão de insulina e consequentemente a regulação de açúcar no sangue. Portanto, é um alimento que oferece a quantidade de energia necessária ao corpo sem sobrecarregá-lo com açúcares.

Leia também: 5 alimentos para controlar a glicemia que você tem em casa

10. Reforça a imunidade

A batata-doce contribui para manter o organismo livre de gripes e resfriados, uma vez que o alimento é fonte de vitaminas capazes de impedir ações que enfraquecem o sistema imunológico.

Receitas com batata-doce para saborear

Com uma grande variedade de sabores, confira agora algumas das receitas deliciosas com batata-doce que vão despertar inspiração e muita água na boca!

Pão de queijo com batata-doce roxa

Esta receita, além de praticidade no modo de preparo e da quantidade de vitaminas e minerais presentes na batata-doce roxa, ela ainda é vegana, já que não leva leite em sua composição. Não deixe de conferir!

Doce de batata-doce cremoso com leite condensado

Você vai se surpreender com esta receita deliciosa para matar aquela vontade de um doce, mas fugindo do padrão e das opções com alto valor calórico. E aproveite, porque são apenas 4 ingredientes!

Brigadeiro fit de batata-doce

Ideal para um lanche saudável, cada unidade de brigadeiro feito com batata-doce tem cerca de apenas 60 calorias. Aprenda agora a fazer e não fique na vontade!

Não deixe de adicionar a batata-doce na sua alimentação – além de saborosa, as vantagens são tantas que garantem a sua saúde e da sua família.