17 benefícios do inhame para sua saúde
Alimento é indicado inclusive na prevenção do Mal de Alzheimer
Item básico da dieta africana, o inhame é fonte de inúmeros nutrientes indispensáveis à saúde. Já no Brasil, apesar de muito consumido principalmente na região nordeste, o alimento não figura como indispensável ao prato. Talvez porque muitos não conheçam todos os benefícios do inhame.
O tubérculo ajuda a prevenir desde doenças do coração até Mal de Alzheimer, além de fortalecer os ossos e melhorar a pele. Separamos 17 benefícios do inhame para sua saúde. Confira nos slides a seguir.
1. Combate a prisão de ventre
As fibras do inhame contribuem para o melhor funcionamento do intestino. Com isso, evita casos de prisão de ventre.
2. Proteção ao corpo
Rico em vitamina C, o inhame ajuda o sistema imunológico, uma vez que contribui na formação de anticorpos no organismo.
3. Proteção ao coração
O inhame é rico em potássio, mineral fundamental para o controle da pressão arterial. O turbéculo também ajuda a reduzir o colesterol.
Além disso, o alimento possui vitamina B6, um nutriente que reduz os níveis de homocisteína no organismo — aminonoácido encontrado em vítimas de infarto.
4. Saúde feminina
Especialistas acreditam que a substância diosgenina, presente no inhame, contribui para a produção do hormônio estrogênio, um dos principais nas mulheres. Com isso, contribui diretamente em terapias de reposição hormonal, reduz os sintomas da TPM, como cólicas, irritabilidade, inchaço, entre outras.