Para estarmos bem, precisamos nos preocupar com todos os fatores que podem influenciar nossa saúde. A filosofia de saúde holística reconhece que o corpo e a mente estão inter-relacionados. E um pode afetar o outro, caso algum deles esteja em desarmonia. Embora não seja possível evitar o estresse, há medidas práticas antiestresse, que nos ajudam a restaurar o equilíbrio, sem recorrer a estimulantes ou intervenção médica.

Um trabalho exigente, muitos compromissos pessoais e um ambiente poluído. Estes são alguns dos fatores que podem acarretar estresse e afetar nossa saúde e bem-estar. Experimente estes 21 antídotos naturais antiestresse.

Você pode combater o estresse com a alimentação.
Saiba como.

jacoblund/iStock

1 Ria mais

Pode parecer clichê, mas rir realmente é o melhor remédio. O riso interrompe os pensamentos negativos, reforça o sistema imunológico, relaxa os músculos e estimula a liberação de endorfinas – substâncias químicas cerebrais relacionadas ao bem-estar.


DisobeyArt/iStock

2 Mova-se com energia

A atividade aeróbica ajuda a metabolizar os hormônios do estresse produzidos quando estamos irritados ou tensos. Se você puder fazer exercícios ao ar livre, o ar fresco e o sol também podem melhorar seu humor.


fizkes/iStock

3 Respire corretamente

Quando estamos tensos, não respiramos fundo, e a respiração superficial contribui para a ansiedade. Tente respirar a cada 6 segundos ou 10 vezes por minuto . Faça isso duas vezes por dia, 10 minutos por sessão, e terá criado um hábito saudável.


william87/iStock

4 Evite elementos que levam a situações estressantes

Se você não consegue lidar com aglomerações, por exemplo, reorganize sua agenda de modo a evitar sair nos horários de rush.