Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de julho de 2019

Conheça 21 estratégias antiestresse fáceis de adotar

Atitudes e ideias simples podem ajudar a aliviar o estresse que enfrentamos diariamente.

Imagem: HoneyMe86/iStock
Publicidade


Para estarmos bem, precisamos nos preocupar com todos os fatores que podem influenciar nossa saúde. A filosofia de saúde holística reconhece que o corpo e a mente estão inter-relacionados. E um pode afetar o outro, caso algum deles esteja em desarmonia. Embora não seja possível evitar o estresse, há medidas práticas antiestresse, que nos ajudam a restaurar o equilíbrio, sem recorrer a estimulantes ou intervenção médica.

Um trabalho exigente, muitos compromissos pessoais e um ambiente poluído. Estes são alguns dos fatores que podem acarretar estresse e afetar nossa saúde e bem-estar. Experimente estes 21 antídotos naturais antiestresse.

  • jacoblund/iStock

    1 Ria mais

    Pode parecer clichê, mas rir realmente é o melhor remédio. O riso interrompe os pensamentos negativos, reforça o sistema imunológico, relaxa os músculos e estimula a liberação de endorfinas – substâncias químicas cerebrais relacionadas ao bem-estar.


  • DisobeyArt/iStock

    2 Mova-se com energia

    A atividade aeróbica ajuda a metabolizar os hormônios do estresse produzidos quando estamos irritados ou tensos. Se você puder fazer exercícios ao ar livre, o ar fresco e o sol também podem melhorar seu humor.


  • fizkes/iStock

    3 Respire corretamente

    Quando estamos tensos, não respiramos fundo, e a respiração superficial contribui para a ansiedade. Tente respirar a cada 6 segundos ou 10 vezes por minuto . Faça isso duas vezes por dia, 10 minutos por sessão, e terá criado um hábito saudável.


  • william87/iStock

    4 Evite elementos que levam a situações estressantes

    Se você não consegue lidar com aglomerações, por exemplo, reorganize sua agenda de modo a evitar sair nos horários de rush.


  • Koldunova_Anna/iStock

    5 Repense as medicações

    Suas medidas para reduzir o estresse podem ter efeito contrário. Comprimidos para dormir podem provocar efeito “ressaca” no dia seguinte, e medicamentos para hipertensão e xaropes para tosse podem ter efeitos colaterais inesperados, como insônia.


  • MarcosMartinezSanchez/iStock

    6 Procure beber menos café

    Reduza o café e o chocolate, já que contêm cafeína. Tente fumar menos por causa da nicotina. Os estimulantes proporcionam ânimo temporário, mas podem causar tensão como efeito colateral.


  • monkeybusinessimages/iStock

    7 Tome pequenas atitudes 

    Se a espera e os atrasos são a sua principal fonte de estresse, assuma o controle pensando à frente. Marque consultas médicas ou com outros profissionais com bastante antecedência, e solicite o primeiro horário do dia.


  • SARINYAPINNGAM/iStock

    8 Faça movimentos a seu favor

    Se não conseguir o primeiro horário, telefone antes de sair de casa para saber se a pessoa está, ou não, atendendo no horário.


  • monkeybusinessimages/iStock

    9 Reduza suas tarefas

    Faça compras no início da semana e do dia para evitar longas filas no caixa do supermercado ou, melhor ainda, compre pela Internet.


  • Halfpoint/iStock

    10 Antecipe o fato

    Leve o celular sempre com você para que seja fácil avisar as pessoas do seu atraso.


  • nensuria/iStock

    11 Ocupe-se com entretenimento 

    Carregue trabalho ou material de leitura para usar o tempo ocioso. Ouça música quando estiver no engarrafamento.


  • SIphotography/iStock

    12 Fuja do horário de pico

    Se estiver aguardando para falar com alguém numa ligação para um call center, tente realizar pequenas tarefas ou desligue e tente novamente fora do horário de pico.


  • Milkos/iStock

    13 Deixe que o computador trabalhe para você

    Use o computador para fazer o máximo possível de transações comerciais. É possível fazer transações bancárias, pagar contas, pedir comida e comprar livros sem sair de casa, e sem atrasos.


  • rezkrr/iStock

    14 Se você já sente os efeitos do estresse, tente essas dicas naturais 

    Experimente remédios naturais para indisposições do dia a dia. Para o esgotamento nervoso, tome chá de camomila, valeriana, flor de limeira ou erva-cidreira.


  • HandmadePictures/iStock

    15 Cure a ressaca com suco de uva

    Beba suco de uva para curar ressaca. O suco é um tônico para o fígado e também contém um açúcar chamado frutose, que ajuda o corpo a queimar o álcool mais rapidamente.


  • darios44/iStock

    16 Previna a rinite com vitaminas

    Use vitaminas e extratos naturais para prevenir rinite alérgica. A vitamina C possui efeito anti-histamínico suave e a vitamina A ajuda a manter as membranas mucosas saudáveis. Chás de alcaçuz e alteia acalmam a irritação. Tabletes de raiz-forte têm um óleo volátil que dilata as cavidades nasais e reduz a congestão.


  • darios44/iStock

    17 Não deixe que a dor de cabeça se instale

    Tome chá de casca de salgueiro contra dores de cabeça. A substância contém uma forma natural de salicilato, princípio ativo da aspirina.


  • Staras/iStock

    18 Massageie as mãos

    Se você tem indigestão, experimente a reflexologia simples. Pontos da mão esquerda correspondem a pontos do estômago, portanto, massageie a base da palma da mão até as pontas dos dedos com movimentos progressivos da mão direita.


  • bhofack2/iStock

    19 Use gengibre contra a náusea

    Para conter a náusea, mastigue gengibre cristalizado. É um dos remédios naturais mais eficazes. Uma opção é beber chá de hortelã.


  • SasaJo/iStock

    20 Combata a acidez estomacal

    O carvão ativado oferece um remédio antigo e barato para a acidez estomacal provocada por excessos ou estresse. Compre as cápsulas na farmácia e deixe-as à mão no seu armário de medicamentos naturais.


  • iagodina/iStock

    21 Tenha um passatempo

    Seja crochê, tricô ou molhar as plantas, tenha um passatempo. Uma atividade que não tenha prazo de entrega também pode ser gratificante.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close