Você já deve ter ouvido falar que a alimentação pode influenciar o seu humor. Se você estiver deprimido, sua prioridade deve ser seguir uma alimentação balanceada. Você também deve aumentar a quantidade dos seguintes nutrientes, que estão ligados à depressão:

1 . Vitaminas do complexo B

Pessoas deprimidas tendem a apresentar níveis baixos de vitamina B6, que é necessária para a produção de serotonina, a substância química cerebral responsável por melhorar o humor. Níveis baixos das vitaminas B12, B2 e ácido fólico também podem resultar em depressão. Para aumentar seus níveis de vitaminas do complexo B, coma carne magra, aves, peixes, ovos, nozes, grãos de soja, bananas, laticínios com baixo teor de gordura, cereais enriquecidos e vegetais folhosos.

Vitamina B12: descubra para que serve e a ingestão recomendada

2 . Vitamina C

A vitamina C também está reduzida em pessoas que sofrem de depressão. Coma muitas frutas, legumes e verduras crus e frescos: frutas cítricas, morangos, goiabas, kiwis e pimentões são ótimas fontes de vitamina C.

Vitamina C: saiba por que seu corpo necessita dela

3 . Ferro

Uma deficiência de ferro pode levar à depressão. O ferro também é essencial na produção da serotonina. Mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais vão estar mais propensas à depressão se seus níveis de ferro estiverem baixos. Os alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, gema de ovo, fígado, feijão, grão-de-bico, cereais integrais, nozes, grãos e vegetais folhosos. Mas se você estiver grávida ou tentando engravidar, não é aconselhável comer fígado.

Como evitar a deficiência de ferro no organismo

4 . Selênio

Pessoas que têm deficiência do mineral antioxidante selênio também podem experimentar sensações de depressão e ansiedade. O selênio é encontrado na carne, em peixes, crustáceos, grãos integrais, abacates e laticínios.

5 . Zinco

O zinco é essencial para que o corpo transforme o triptofano em serotonina. O zinco é encontrado em ostras, carne vermelha, aves, ovos, laticínios, amendoins e sementes de girassol.

Outros minerais que ajudam o corpo a lutar contra a depressão são o magnésio e o manganês. Eles podem ser encontrados em cereais integrais, grãos, figos secos, legumes e verduras, nozes e sementes.

Zinco: descubra todos os benefícios desse mineral

6 . Ácidos graxos ômega-3

A depressão tem sido ligada também à deficiência de ômega-3. Os cientistas sugerem que esses ácidos graxos são capazes de eliminar os sinais responsáveis pelas mudanças repentinas de humor. Os óleos de ômega-3 podem oferecer novas possibilidades para o tratamento de pessoas depressivas. Peixes gordurosos como salmão, arenque, cavalinha, atum e sardinha são as fontes mais ricas de ácidos graxos ômega-3.

Ômega-3: saiba o que é e para que serve