Esqueça a ideia de que uma dieta boa para o coração deve ser algo chato e sem sabor. Além de saborosa, ela pode ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial, a perder peso e a melhorar não só a saúde cardíaca, mas a saúde geral. Comece pelo café da manhã, mas ignore o açúcar e as gorduras saturadas tão associadas a essa refeição. Em termos ideais, o café da manhã deve conter uma porção de grãos integrais, uma de laticínios e um pedaço de fruta. Também podemos incluir um ovo ou dois.

Anote essas 7 receitas deliciosas, sadias e nutritivas para você dar início a uma dieta para um coração saudável. Cada uma contém 300-500 kcal. O leite é sempre desnatado ou semidesnatado, isto é, com baixo teor de gordura.

Todas as receitas rendem 1 porção.

Chiociolla/iStock

Iogurte e muffin matinais

  • 1 xícara de mix de frutas frescas (melão, banana, maçã, morangos, mirtilos (blueberries), manga, pêssegos) cobertas com 1 potinho de iogurte zero e 2 colheres (sopa) de amêndoas.
  • 1 muffin integral pequeno com pouco de geleia.
  • 200 ml de leite semidesnatado.

robynmac/iStock

Mingau de aveia, nozes e frutas

  • Em um processador, bata ¼ de xícara de nozes e amêndoas cruas. Em uma panela, junte essa mistura com 1/3 de xícara de flocos de aveia, 1 xícara de água, 2 colheres (sopa) de uva-passa e uma pitada de canela. Deixe levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 5 minutos. Sirva com leite semidesnatado, morangos ou mirtilos fatiados ou 1 banana pequena em rodelas.

ASIFE/iStock

Cereal matinal reforçado

  • Experimente 1/3 de xícara de cereal de grão integral (com alto teor de fibras) com ½ xícara de leite semidesnatado, 2 colheres (sopa) de nozes ou castanhas-do-pará picadas e um punhado de frutas vermelhas. Adicione iogurte se quiser.

HHLtDave5/iStock

Bagel com pasta de amendoim

  • Torre (de leve) 1 bagel integral de canela e espalhe 1 colher (sopa) de pasta de amendoim crocante. Por cima, rodelas de banana.
  • 200 ml de leite desnatado.