Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de abril de 2018

8 maneiras simples de vencer o resfriado

Imagem: gorbachlena/iStock
Quando os dias ficam mais curtos e a temperatura cai, você se prepara para o inevitável resfriado. E com boas razões: segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2015, do IBGE, em 2013, 17% dos brasileiros faltaram ao trabalho ou deixaram de estudar pelo menos um dia por causa de gripe ou resfriado. Neste outono e inverno, fortaleça as defesas do organismo contra os vírus com medidas simples. Se já estiver tossindo e espirrando, minimize ou reduza a duração dos sintomas. Faça o seguinte:

1 - Lave as mãos com frequência

Lavar as mãos é a medida mais eficaz para evitar resfriados. Para ficar completamente limpas e sem vírus, elas devem ser lavadas com sabão durante 15 segundos no mínimo. Quando os doentes tossem e espirram, gotículas minúsculas borrifam as superfícies com o vírus do resfriado. Pegamos os vírus ao tocar essas superfícies. E, se levarmos as mãos ao rosto antes de lavá-las, os micróbios entram no organismo.

2 - Passe gel antisséptico

Quando não houver acesso a água e sabão, o gel antisséptico para as mãos ajuda a limpá-las. “Na prevenção de resfriados, o gel antisséptico é praticamente igual à lavagem”, diz Chuck Gerba, professor de Microbiologia da Universidade do Arizona. “O risco de pegar um resfriado reduz de 30% a 50%. E, segundo novos dados, mesmo que as mãos estejam sujas, o gel será eficaz.” Não use o gel antisséptico só antes de comer; use-o após usar a copiadora no trabalho ou tocar os apoios para as mãos nos transportes públicos.

3 - Seduza as papilas gustativas

Quando a garganta arder e o nariz escorrer, ataque com sucos de fruta ou com uma infusão de mel e limão. Eles dão alívio à tosse e à dor de garganta.

4 - Aqueça o nariz

Quando faz frio, nos enrolamos em casacos e gorros, mas o nariz fica desprotegido. A exposição ao frio baixa a resistência aos vírus presentes nas vias nasais. Existe uma relação direta entre gripes, resfriados e temperatura. Quanto mais frio, mais gripes e resfriados. Cobrir o nariz e a boca com um cachecol é a solução mais simples.

5 - Mantenha os pés quentinhos

Pesquisas indicam que pés frios baixam a resistência ao vírus do resfriado. Os pesquisadores do Centro do Resfriado Comum dividiram pessoas saudáveis em dois grupos, na crença de que algumas seriam portadoras do vírus do resfriado. Os pés de metade delas foram mergulhados em água gelada,e esse grupo teve um número significativamente maior de resfriados. Esfriar qualquer parte do corpo causa esse efeito, mas os pés parecem ser mais sensíveis. Sendo assim, lembre-se: deixe sempre seu pezinho bem quentinho.

6 - Evite antibióticos

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que se deve tomar antibiótico contra resfriados. Além de ineficaz contra vírus, ele pode causar problemas futuros.

7 - Beije na boca sem medo

Talvez você evite beijar o parceiro caso um dos dois esteja resfriado, mas há décadas estudos mostram que o beijo não transmite o vírus. Embora estejam presentes nas gotículas minúsculas que saem do nariz e da boca na tosse e nos espirros, a boca não abriga vírus quando a pessoa não está tossindo. Para beijar com segurança o parceiro resfriado, você deve beijar os lábios. Porque a bochecha, por, possivelmente, ter sido tocada com as mãos, é provável que esteja contaminada com o vírus do resfriado.

8 - Deleite-se com iogurte

Muita gente come iogurtes com probióticos para regularizar o sistema digestivo. Os probióticos – micro-organismos vivos, entre os quais bactérias benéficas específicas cujo consumo faz bem à saúde – também auxiliam a função imunológica, e pesquisadores constataram que seu consumo regular pode evitar resfriados. Uma revisão recente de dez estudos, conduzida por pesquisadores coreanos, verificou que consumir iogurte com probióticos durante cerca de três meses ajuda a evitar resfriados no tempo frio.
Por LISA FIELDS

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close