Antigo vilão da alimentação, o abacate hoje é tido como verdadeiro herói da saúde. Por ser rica fonte de gordura e caloria em excesso, a fruta age como remédio natural no organismo. Os benefícios do abacate vão desde a proteção contra determinados tipos de câncer até brilho para os cabelos.

O poder do abacate para o corpo e a mente

Pesquisas recentes apontam que o fruto é uma das armas mais eficientes contra doenças cardiovasculares, justamente por causa de suas gorduras. Apesar de todas as vantagens, o abacate deve ser incluído em equilíbrio na dieta. Não é recomendado, portanto, substituir refeições pela fruta.

Para contribuir com a sua dieta, separamos 17 benefícios da fruta indispensáveis para a saúde. Confira nos slides a seguir.

  • Branislav Belko/Unsplash

    1. Para a pele
    O abacate ajuda na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele.

  • Thought Catalog/Unsplash

    2. Efeito anti-inflamatório
    Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural.

  • nikko macaspac/Unsplash

    3. Antiestresse
    A fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse.

  • Jonathan Borba/Unsplash

    4. Para musculação
    Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações. Além disso, é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por isso, é essencial no pós-treino.

  • freestocks.org/Unsplash

    5. Prevenção na gravidez
    O abacate é importante para prevenir doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso e espinha bífida — mau fechamento da coluna vertebral do feto.

  • Tim Mossholder/Unsplash

    6. Benefícios para o cabelo
    Rico em gorduras e vitaminas, o fruto aumenta a hidratação dos fios capilares, resultando em cabelos mais brilhantes e macios.

  • Max Rovensky/Unsplash

    7. Emagrecimento
    Por ser rico em fibras, o abacate gera sensação de saciedade quando consumido. Com isso, há redução de apetite e natural emagrecimento.

  • Laura Fuhrman/Unsplash

    8. Memória
    O ômega 3 do abacate melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração. Resultado: melhora a memória.

  • Kelly Sikkema/Unsplash

    9. Controla colesterol e do triglicérides
    Graças aos ácidos graxos monoinsaturados e fibras solúveis, o abacate auxilia no controle e prevenção de doenças cardíacas, pois controla o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir o nível de triglicerídeos.

  • Austin Chan/Unsplash

    10. Redução de gases
    A fruta é indicada em casos de prisão de vente, diarreia e flatulências. Isto porque o chá das folhas do abacate é diurético e favorece a digestão gástrica e estimula a vesícula biliar.

     

  • Ken Treloar/Unsplash

    11. Ajuda contra o câncer
    O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína — fitonutriente presente na fruta. Por isso, oferece proteção contra o câncer oral e de garganta, por exemplo.

  • Glen Carrie/Unsplash

    12. Regula a menstruação
    O abacate promove a regulação do ciclo menstrual. Para tanto, é recomendado a ingestão de chás feitos com as flores da fruta.

     

  • v2osk/Unsplash

    13. Melhora a visão
    Graças à vitamina A, o abacate traz benefícios para a visão.

  • bruce mars/Unsplash

    14. Melhora o sono
    As vitaminas de complexo B, como a B3, equilibram os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono.

  • Rod Long/Unsplash

    15. Regula o metabolismo da glicose
    O abacate é rico em vitamina K, que tem papel importante na coagulação sanguínea. O consumo desta vitamina acarreta em chances 19% menores de desenvolvimento de diabetes.

  • Amanda Dalbjörn/Unsplash

    16. Previne envelhecimento precoce
    O fruto tem antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento das células da pele.

  • Malvestida Magazine/Unsplash

    17. Oléo nutritivo
    Semelhante ao óleo de oliva, o óleo do abacate tem qualidade nutricional. Estudos apontam que o abacate é rico em betassitosterol e de ácido oleico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração)