Antigo vilão da alimentação, o abacate hoje é tido como verdadeiro herói da saúde. Por ser rica fonte de gordura e caloria em excesso, a fruta age como remédio natural no organismo. Os benefícios do abacate vão desde a proteção contra determinados tipos de câncer até brilho para os cabelos.

O poder do abacate para o corpo e a mente

Pesquisas recentes apontam que o fruto é uma das armas mais eficientes contra doenças cardiovasculares, justamente por causa de suas gorduras. Apesar de todas as vantagens, o abacate deve ser incluído em equilíbrio na dieta. Não é recomendado, portanto, substituir refeições pela fruta.

Para contribuir com a sua dieta, separamos 17 benefícios da fruta indispensáveis para a saúde. Confira nos slides a seguir.

Branislav Belko/Unsplash

1. Para a pele
O abacate ajuda na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele.


Thought Catalog/Unsplash

2. Efeito anti-inflamatório
Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural.


nikko macaspac/Unsplash

3. Antiestresse
A fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse.


Jonathan Borba/Unsplash

4. Para musculação
Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações. Além disso, é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por isso, é essencial no pós-treino.