Você sente cansaço o tempo todo? Se a resposta for sim, você tem uma queixa comum (mesmo sem um diagnóstico formal). Parte da dificuldade de superar a fadiga crônica deve-se às diversas causas que ela pode ter, do álcool à ansiedade, de excesso de cafeína a medicamentos.

Crise energética

Às vezes essa exaustão indica algum problema de saúde subjacente. Seu médico pode restringir a lista de possíveis culpados perguntando sobre outros sintomas e pedindo um exame de sangue para verificar a possibilidade de anemia, hipotireoidismo, diabetes, e assim por diante.

Se essas doenças já foram descartadas para você, o problema provavelmente está em seu estilo de vida. Recuperar a disposição pode ser uma simples questão de ajustar seus hábitos diários: passar mais tempo ao ar livre, por exemplo, ou beber mais água, ou dormir as sete a nove horas recomendadas todas as noites.

Mesmo que você esteja dormindo o suficiente, sua agenda pode ser o problema. “Digamos que você naturalmente durma tarde,
depois de 1 hora, por exemplo”, diz Till Roenneberg, cronobiólogo da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, na Alemanha. “Se for esse o caso, as normas sociais (como um expediente que comece às 9 horas) entrarão em conflito com seu relógio biológico”, que controla o metabolismo, a fisiologia, o comportamento e a cognição.

Em um mundo perfeito, as pessoas que sofrem do que Roenneberg chama de “jet lag social” seriam capazes de ajustar sua vida pessoal e profissional para se adequar ao seu corpo. No entanto, se seus horários forem inflexíveis, tente adiantar seu ciclo de sono expondo-se a muita luz pela manhã e mantendo os ambientes à meia-luz à noite.

O máximo de peso que se deve perder em uma semana é de 900 g, em geral

Outro fator bem conhecido a contribuir para a fadiga persistente são os quilinhos extras: obesos tradicionalmente relatam mais cansaço. Embora a causa primária não tenha sido esclarecida, a falta de disposição é com frequência atribuída a apneia do sono, problemas metabólicos e estresse psicológico. Chegar a um peso saudável vai ajudar a aumentar seus níveis de energia, mas tenha cuidado e dose o esforço: exercício em excesso e dietas de choque são formas comprovadas de descarregar ainda mais suas baterias.

Tome atitudes para ter uma vida mais saudável.