Alimentos enriquecidos são realmente saudáveis?

Alguns alimentos – chamados enriquecidos ou fortificados – têm a adição de nutrientes durante a produção. Saiba mais sobre eles!

Julia Monsores | 3 de Fevereiro de 2020 às 19:00

LightFieldStudios/iStock -

Em geral, os especialistas em saúde recomendam que se obtenham nutrientes dos alimentos em que eles ocorrem naturalmente. No entanto, alguns alimentos – chamados enriquecidos ou fortificados – têm a adição de nutrientes durante a produção para torná-los melhores para a nossa saúde. Apesar de não serem cem por cento naturais, ainda são uma fonte melhor que os suplementos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta que os alimentos enriquecidos tenham na porção diária ingerida pelo menos 60% da quota recomendada para adultos.

Nutrientes comumente adicionados a alimentos enriquecidos incluem:

Lembre-se de que a expressão “com ômega-3” – ou qualquer outro nutriente em destaque – na embalagem não significa que um alimento é saudável, ou que você pode consumir quantidades ilimitadas. Não exagere em nenhum alimento específico somente para conseguir um nutriente se isso acrescentar mais calorias do que você quer ou precisa.