Seja desfilando nas escolas de samba, indo atrás dos blocos e trios elétricos ou apenas curtindo o feriado do Carnaval, os cuidados com a saúde não devem ser deixados de lado. Com as temperaturas lá em cima,  um aspecto que merece especial atenção é a hidratação. Os sucos de frutas cítricas são ideais para quem quer se manter saudável durante os dias de folia.

Veja também: os 12 melhores alimentos com poder curativo para incluir em seu cardápio diário

As frutas cítricas são excelentes fontes de vitamina C, que tem ação antioxidante no organismo. Ela também ajuda a manter o sistema imunológico saudável contra infecções, além de ser essencial para que o corpo produza colágeno.

A laranja, o abacaxi, o limão e a acerola são algumas frutas cítricas muito comuns no Brasil. E o melhor de tudo é que a combinação delas em sucos cítricos é perfeita: o sabor é delicioso e refrescante.

Turma da Mônica e Corpo Humano

Conheça 3 receita de sucos com frutas cítricas para se refrescar enquanto cuida da saúde:

O abacaxi e a hortelã formam uma dupla capaz de oferecer alguns dos melhores benefícios para a saúde (Foto: Thon_Varirit/iStock)

1. Suco cítrico de abacaxi e hortelã

O abacaxi é uma das frutas cítricas mais características do Brasil. Além de ser um símbolo, é também um poderoso agente contra inflamações. Para quem sofre com a trombose venosa profunda, que atinge mais de 180 mil brasileiros todos os anos, é uma fruta indispensável, já que seus efeitos antioxidantes previnem os inchaços.

Já a hortelã é indicada para quem sofre com problemas no sistema digestivo, já que ela é capaz de relaxar os músculos do estômago. Se você possui a síndrome do intestino irritado, por exemplo, certamente deve ter a hortelã em sua lista de remédios naturais. Ela também está relacionada ao combate do Alzheimer se ingerida regularmente.

Unir abacaxi e hortelã em um suco cítrico não apenas potencializa os efeitos curativos dos dois como também gera um suco refrescante e delicioso. Veja como preparar seguindo a receita abaixo:

Ingredientes

  • 2 rodelas grandes de abacaxi;
  • 1 xícara de chá de maçã picada, sem cascas nem sementes;
  • 2 xícaras de chá de suco de laranja;
  • 250 ml de água gelada;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo

Misture todos o abacaxi e a maçã num liquidificador, adicionando a água gelada aos poucos. Coe a mistura, leve novamente ao liquidificador e misture dessa vez o suco de laranja e os cubos de gelo. Coe novamente a mistura e sirva.

 

Apesar de parecidos, lima e limão não são a mesma coisa, mas são ótimos para tratar problemas como a artrite (Foto: BiancaGrueneberg)

2. Suco cítrico de lima e limão

Talvez não seja novidade para você, mas lima e limão são frutas parecidas, mas não iguais! As duas possuem amplas capacidades diuréticas, que tratam os rins e evitam a retenção de líquidos.

O limão é um grande aliado da digestão, limpa a pele e também fortalece o sistema imunológico. Além disso, as duas frutas, por agirem na produção de colágeno, evitam a artrite reumatoide e outros problemas nas articulações.

Veja como fazer um suco cítrico de lima e limão a seguir:

Ingredientes

  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 lima;
  • 1 limão grande;
  • 1 xícara (chá) de uvas verdes;
  • 400ml de água mineral com gás gelada;
  • Gelo picado.

Modo de preparo

Corte a fatia de abacaxi em fatias pequenas, e descasque e corte também a lima e o limão. Bata as frutas e a água gelada num liquidificador, processe a mistura, coe e sirva com gelo picado em cima.

A ingestão de limão e lima é uma prática que ajuda a purificar o organismo, devido as suas capacidades diuréticas. O limão também ajuda na digestão, limpa a pele e fortalece o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe. Além disso, a lima diminui a acidez estomacal e fortalece as gengivas.

 

Os sucos cítricos que envolvem maçã, uva ou limão são energizados com substâncias que potencializam o sistema imunológico (Foto: Iryna Kaliukina/iStock)

3. Suco cítrico de maçã, uva e limão

As uvas são amigas daquelas pessoas que lutam contra o envelhecimento precoce. Elas, como as frutas cítricas em geral, possuem vitamina C e antioxidantes, que têm efeito direto sobre rugas e manchas escuras na pele. Quem busca tratamentos naturais com o intuito de ficar mais jovem e saudável deve colocar as uvas na lista!

Veja também: como melhorar o tratamento bucal durante a terceira idade

Já as maçãs são as grandes aliadas de quem busca reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Isso acontece porque a casca da maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel. Por isso, não retire a casca! Bata-a no liquidificador com o resto da maçã. Ela, de quebra, melhora o trato intestinal e melhora a absorção de água no intestino. Além disso, a maçã combate a cárie, já que o sumo mata 80% dos germes causadores desse mal.

Ingredientes

  • 3 maçãs vermelhas médias;
  • 1 cacho de uvas verdes ou rosadas;
  • 1/4 de limão com casca;
  • 150ml de água.

Modo de preparo

Corte o limão e as maçãs em fatias pequenas e bata no liquidificador com as uvas e a água. Coe a mistura e em seguida sirva.

Aproveite e boa folia!