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Publicado em: 26 de setembro de 2019

12 dos melhores alimentos com poder curativo

Melhores alimentos para colocar no seu cardápio semanal

Imagem: AlexRaths/iStock

Talvez você saiba que as fibras da maçã e do brócolis ajudam a evitar diabetes e doenças cardíacas, que os antioxidantes das frutinhas vermelhas têm poder anticâncer e que a proteína da carne magra compõe os músculos. Mas sabia que as sementes de linhaça reduzem os calores da menopausa? Ou que a abóbora é um alimento tolerado por quem tem doença de Crohn? (Saiba mais sobre alergia e intolerância alimentar). Eis aqui mais 12 alimentos que são mais saudáveis do que você pensava.

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    1. Aspargo para pressão alta

    O aspargo contém o diurético natural asparagina, que ajuda o corpo a se livrar do excesso de líquido e sal. Isso é bom para pessoas com edema causado pela pressão alta. Além disso, as vitaminas B do aspargo auxiliam no combate à depressão e ao declínio cognitivo. Mas, se você tem gota, evite. O aspargo contém purinas, que podem provocar ataques dolorosos.


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    2. Chá para infecções 

    A L-teanina, substância contida no chá, aumenta em até 50 vezes o número de células T gama-delta (células imunes do sangue que atuam na defesa do organismo contra infecções). Mas o chá, se tomado com uma refeição rica em ferro, pode reduzir em mais de 80% a absorção desse mineral. Tome entre as refeições ou acrescente limão para minimizar o efeito.


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    3. Carne de porco e energia 

    A carne de porco é uma fonte importante de tiamina, vitamina do complexo B providencial na conversão de carboidratos em energia para o corpo e o cérebro. Também é fundamental para o funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso. E o zinco da carne de porco ajuda a fortalecer o sistema imunológico, construir proteínas e sarar feridas.


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    4. Cebola para câncer de pulmão 

    Um estudo publicado na revista Journal of the National Cancer Institute mostrou uma correlação significativa entre a ingestão elevada de flavonoides de alimentos como a cebola e a redução do risco de câncer de pulmão. A cebola também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL).


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    5. Queijo para a saúde bucal 

    A gordura que existe naturalmente na maioria dos queijos recobre os dentes e atua como barreira natural contra bactérias. O queijo também contém caseína, proteína que oferece proteção natural aos dentes. Mas os queijos envelhecidos, como roquefort e camembert, podem provocar enxaqueca em algumas pessoas.


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    6. Limão para cálculos renais 

    O ácido cítrico do suco de limão ajuda a evitar alguns tipos de cálculo renal porque reduz a excreção de cálcio pela urina. A casca do limão também é rica no composto rutina, que fortalece a parede de veias e capilares e, potencialmente, diminui a dor e a gravidade das veias varicosas.


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    7. Damasco para os olhos 

    O damasco, principalmente quando seco, contém muito betacaroteno, que ajuda a prevenir catarata e degeneração macular relacionada à idade. Além disso, o damasco seco é rico em ferro e potássio, essenciais para o funcionamento dos nervos e músculos.


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    8. Banana para depressão e ansiedade 

    Uma banana média representa 30% da ingestão diária recomendada de vitamina B6, que ajuda o cérebro a produzir a serotonina. Ela também contém triptofano, que alivia a depressão e a ansiedade. Mas cuidado: a banana (como o mamão e o abacate) pode provocar reação alérgica em quem for sensível ao látex.


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    9. Mostarda para ossos bons 

    A mostarda contém fósforo e manganês, que contribuem para o fortalecimento de ossos e dentes. Também é fonte de selênio, que protege de câncer e doença cardíaca, e magnésio, que ajuda a reduzir inflamações, pressão arterial e glicemia.


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    10. Farelo para diverticulite 

    Incluir farelo de trigo numa alimentação rica em fibras pode prevenir a diverticulite, problema intestinal em que as pequenas vilosidades da parede do cólon se inflamam. No entanto, o ácido fítico do farelo cru inibe a absorção de cálcio, ferro, zinco e outros sais minerais importantes.


  • PauloVilela/iStock

    11. Mamão para artrite 

    Um mamão de tamanho médio fornece mais do dobro da dose diária recomendada de vitamina C. Um estudo com mais de 20 mil participantes constatou que a taxa de artrite reumatoide de quem ingeria menos vitamina C nos alimentos era mais que o triplo da taxa dos que consumiam mais.


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    12. Beterraba para um cérebro melhor 

    A beterraba produz óxido nítrico, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no corpo e no cérebro, reduzindo o risco de doença de Alzheimer e demência vascular. Mas as folhas são ricas em oxalato, que pode criar cristais e contribuir para a formação de cálculos renais.


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