Talvez você saiba que as fibras da maçã e do brócolis ajudam a evitar diabetes e doenças cardíacas, que os antioxidantes das frutinhas vermelhas têm poder anticâncer e que a proteína da carne magra compõe os músculos. Mas sabia que as sementes de linhaça reduzem os calores da menopausa? Ou que a abóbora é um alimento tolerado por quem tem doença de Crohn? (Saiba mais sobre alergia e intolerância alimentar). Eis aqui mais 12 alimentos que são mais saudáveis do que você pensava.

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1. Aspargo para pressão alta

O aspargo contém o diurético natural asparagina, que ajuda o corpo a se livrar do excesso de líquido e sal. Isso é bom para pessoas com edema causado pela pressão alta. Além disso, as vitaminas B do aspargo auxiliam no combate à depressão e ao declínio cognitivo. Mas, se você tem gota, evite. O aspargo contém purinas, que podem provocar ataques dolorosos.


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2. Chá para infecções 

A L-teanina, substância contida no chá, aumenta em até 50 vezes o número de células T gama-delta (células imunes do sangue que atuam na defesa do organismo contra infecções). Mas o chá, se tomado com uma refeição rica em ferro, pode reduzir em mais de 80% a absorção desse mineral. Tome entre as refeições ou acrescente limão para minimizar o efeito.


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3. Carne de porco e energia 

A carne de porco é uma fonte importante de tiamina, vitamina do complexo B providencial na conversão de carboidratos em energia para o corpo e o cérebro. Também é fundamental para o funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso. E o zinco da carne de porco ajuda a fortalecer o sistema imunológico, construir proteínas e sarar feridas.


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4. Cebola para câncer de pulmão 

Um estudo publicado na revista Journal of the National Cancer Institute mostrou uma correlação significativa entre a ingestão elevada de flavonoides de alimentos como a cebola e a redução do risco de câncer de pulmão. A cebola também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL).