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Saúde

Saudável e pouco calórico: confira os benefícios do damasco!

Previne o câncer, auxilia a visão e ainda combate o colesterol. Confira as propriedades medicinais dessa fruta!

Escrito por:

Julia Monsores

Redator
beneficios do damasco
Tetiana_Chudovska/iStock
Publicado em: Última atualização:

Rico em antioxidante e outros nutrientes, o damasco é saboroso e de fácil digestão. Além disso, também é pouco calórico (cerca de 50 calorias em três damascos frescos e 85 em dez metades secas) e praticamente não tem gordura. Mas os benefícios do damasco não param por aí… Confira agora quais são eles!

Benefícios do damasco para a saúde

Previne o câncer

A cor intensa do damasco indica a presença de carotenoides, especificamente o antioxidante betacaroteno, relacionado com a prevenção do câncer.

➾ Baixa o LDL-colesterol

Damascos contêm pectina, fibra solúvel que ajuda a diminuir o LDL-colesterol.

Alivia a hipertensão

Damascos são uma fonte especialmente boa de potássio. Além disso, eles também têm muita fibra, ferro e betacaroteno. O processo de secagem aumenta a concentração desses nutrientes, que são bons para o sistema circulatório.

Ajuda os nervos e os músculos

Independentemente da forma, os damascos são ricos em ferro e potássio, um mineral essencial para a função nervosa e muscular apropriada, que também ajuda a manter a pressão arterial normal e o equilíbrio hídrico do corpo.

Previne doenças oculares

O betacaroteno no damasco ajuda a prevenir a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. De acordo com alguns estudos, o consumo de altos níveis de vitamina A reduz em até 40% o risco do desenvolvimento de cataratas — confira alguns alimentos ricos em vitamina A!

Fatos sobre o damasco

Embora comer damascos fresco seja uma maneira de obter vitamina C (que é diminuída pela exposição ao calor e ao ar quando os damascos são secos), outras substâncias, como o betacaroteno e a pectina, ficam na verdade mais disponíveis para o organismo quando os damascos são cozidos.

Dicas de consumo

  • Coloque queijo de cabra batido em metades de damasco sem caroço e decore com manjericão fresco para obter um aperitivo sofisticado.
  • Misture damascos picados, cebola branca e mostarda para um tempero de sanduíche de peru.
  • Misture damascos secos picados em uma fornada de biscoitos de aveia.

Dicas de compra

  • Procure damascos carnudos com a cor mais alaranjada possível. Além disso, evite a fruta amarelo-clara, amarelo-esverdeada, muito firme, murcha ou machucada.
  •  Damascos levemente macios têm o melhor sabor, mas devem ser consumidos imediatamente. Evite damascos que foram tratados com sulfitos. Eles serão marrons, e não alaranjados.