Embora os alimentos frescos sejam a melhor opção (para a nossa saúde e a do meio ambiente, pois o processamento de alimentos produz gases do efeito estufa na industrialização, na embalagem e no transporte), não é sempre que eles estão disponíveis. Se você mora em um local com acesso limitado a esses alimentos, leve em conta os seguintes aspectos:

Congelados

Legumes congelados são provavelmente a alternativa mais saudável aos frescos. Eles são congelados logo após a colheita, tendo teor de vitamina similar ao do produto fresco.

Enlatados

Muitas frutas enlatadas são conservadas em calda açucarada e os legumes podem ser ricos em sódio. Escolha as frutas em conserva no próprio suco, sem adição de açúcar, e legumes sem adição de sal.

O processo de enlatamento expõe frutas e legumes a temperaturas muito altas, o que pode destruir algumas vitaminas. Se você compra alimentos enlatados, não os guarde por muito tempo para não comer produtos velhos. As latas também provocam uma perda adicional de 5% a 10% de vitaminas a cada ano em que o alimento é conservado.

Refinados

O refino remove grande parte das fibras dos grãos e cereais. As fibras são essenciais na prevenção de câncer do trato digestivo, inclusive de cólon. Grãos e cereais refinados também são mais pobres em nutrientes essenciais, como ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B, cromo e magnésio.

Compre feijões e cereais integrais em pequenas quantidades e conserve-os na geladeira para mantê-los frescos o máximo possível. Eles são suscetíveis às traças e estragam com facilidade em locais úmidos.

Desidratados

Frutas secas são ótimas para se ter na despensa. São uma fonte concentrada de ferro e potássio e podem ser reidratadas para o preparo de sobremesas deliciosas. Experimente deixar damascos, peras, maçãs e ameixas secas, bem como um pau de canela, de molho em água ou suco de maçã de um dia para o outro. Sirva morno com um pouco de ricota.

Salgados

Estudos comprovam que alimentos salgados ou em conserva aumentam o risco de câncer se consumidos em grandes quantidades. Lave o excesso de sal antes de consumi-los.

Consumir carnes gordurosas processadas, como salame, bacon, presunto curado e salsicha, aumenta o risco de certos tipos de câncer.

Em pó

Compre as especiarias inteiras – os sabores são mais autênticos, elas são mais baratas e ficam frescas por mais tempo que as embaladas em pó. Moa-as num pilão ou moedor usado apenas para isso.

Sementes

Guarde castanhas e sementes no freezer para mantê-las frescas por mais tempo. Como são ricas em óleo, ficam rançosas rapidamente.