Livre-se dos sintomas da cefaleia com essas dicas

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, a cefaleia afeta ocasionalmente até 75% da população adulta nas faixas etárias entre 18 e 65

Redação | 21 de Maio de 2019 às 19:00

Milkos/Istock -

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, a cefaleia afeta ocasionalmente até 75% da população adulta nas faixas etárias entre 18 e 65 anos. A maioria dos casos de cefaleia é passageira, causada por tensão ou condições temporárias, como gripes ou resfriados. Outros, no entanto, são causados por problemas mais graves.

Já dores de cabeça recorrentes exigem cuidado médico para diagnosticar e determinar o melhor tratamento.

Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte e latejante que se concentra em um lado. Com frequência, também é acompanhada por maior sensibilidade à luz e a sons, náuseas e vômitos. Aprenda a diferenciar a dor de cabeça da enxaqueca!

Principais tipos de cefaleia

A cefaleia em salvas, o tipo mais incapacitante de dor de cabeça, dura de 15 minutos a 3 horas e costuma ocorrer de forma sucessiva. É comum que essa dor de cabeça comece durante o sono, causando dor unilateral lancinante, geralmente atrás ou em volta de um dos olhos.

As cefaleias tensionais são o tipo mais comum, sendo causadas por contrações musculares ou por um desequilíbrio da química natural do cérebro.

A cefaleia também pode ser causada por sinusite, uma inflamação do revestimento dos seios paranasais.

Já a cefaleia de rebote, causada pelo uso excessivo de analgésicos de venda livre ou controlada, sedativos e cafeína (ingrediente comum desses medicamentos). Problemas dentários também podem causar intensa dor de cabeça unilateral.

Existem muitos outros fatores que podem causar dor de cabeça (cefaleia): passar horas debaixo do sol com os olhos semicerrados, fadiga ocular, fome, consumo exagerado de bebidas alcóolicas e falta ou excesso de sono.

Conexão nutricional

O segredo para minimizar ou evitar a cefaleia é evitar os elementos que podem causá-la, alguns dos quais são alimentares. Veja alguns fatores:

1 Evite alimentos que desencadeiam a cefaleia

Muitos alimentos, aditivos e outros componentes alimentares podem causar enxaqueca, mas o “gatilho” varia muito de uma pessoa para outra. Anote os alimentos que aparentemente causam os sintomas, e depois corte-os da sua dieta.

Alguns “vilões” comuns são: laticínios (por exemplo, queijos maturados); pães de fermentação natural; alimentos fermentados, incluindo picles; algumas leguminosas, como feijões, lentilha e produtos da soja; nozes e castanhas; sementes; chocolate e cacau; vísceras (miúdos) e carnes salgadas, secas, curadas, defumadas ou que contenham nitritos; sardinha e de vinho e frutas secas; e glutamato monossódico (MSG).

2 Mantenha a glicemia estável

Faça suas refeições em horários regulares, porque a fome ou a hipoglicemia podem desencadear dor de cabeça.

3 Use o café a seu favor

A cafeína do café e de outras bebidas – bem como a de muitos analgésicos de venda livre – pode ter um papel duplo nas enxaquecas. Sua ingestão regular e em excesso pode contribuir para a frequência das dores de cabeça. Por outro lado, quando se corta totalmente a cafeína, é possível usá-la para interromper uma crise iminente, porque ela causa a constrição de vasos sanguíneos dilatados. Ao primeiro sinal de dor, beba uma xícara de café forte ou um refrigerante do tipo cola, dois comprimidos de AAS e deite-se em um quarto escuro e silencioso. A dor pode levar mais ou menos uma hora para passar. Conheça outros analgésicos naturais que podem amenizar suas dores.