Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de setembro de 2020

Como aliviar dor de ouvido com remédios caseiros

Algodão com álcool realmente cura dor de ouvido? Confira receitas caseiras para se livrar da dor.

Como aliviar dor de ouvido com remédios caseiros Imagem: SIphotography/iStock

Os ouvidos são propensos a problemas que os fazem doer. A culpa é da sua delicada arquitetura. Dentro do ouvido, os canais úmidos e escuros que dão voltas como a concha de um caracol são portos ideais para bactérias.

Embora as crianças pequenas sejam mais suscetíveis, não são apenas elas que sofrem de dor de ouvido; infecções nesta área do corpo podem acontecer em qualquer idade. E os entusiastas de água de todas as idades podem contrair otite, a infecção do canal auditivo causada por bactérias que invadem a pele que reveste o canal.

Felizmente, existem formas fáceis para lidar com a maioria das dores de ouvido, e todas elas começam com ingredientes encontrados na sua despensa.

Primeiro, o básico

  • Não corra para o médico assim que a dor de ouvido ataca. Atualmente, a maioria dos médicos recomenda um período de 72 horas de avaliação – tanto para adultos quanto para crianças (e pelo menos enquanto o bebê estiver saudável e os sintomas forem leves). Visto que a maioria dos casos de otite média (o nome oficial para as infecções do ouvido interno) se cura sozinha, esperar que isso aconteça evita o uso excessivo de antibióticos.

  • Coloque um pano morno e úmido por cima do ouvido para ajudar a aliviar a dor.

  • Compre um analgésico leve na farmácia para reduzir a dor. Se uma criança sentir dor de ouvido, pergunte ao médico antes de ministrar qualquer analgésico.

Quando procurar o médico?

A dor de ouvido normalmente não é uma emergência. Se um bebê estiver com dor de ouvido, consulte o médico se a dor for forte ou se a criança tiver febre acima de 38oC.

Se o problema for com você, ligue para o médico se a dor não desaparecer depois de dois dias. Relate a ele qualquer secreção eliminada pelo ouvido, tonturas ou sensações de dor ao mastigar.

Dor súbita e intensa seguida de algum alívio pode indicar um tímpano perfurado. Outros sinais comuns de tímpano perfurado são secreção (às vezes com sangue), comprometimento da audição, zumbido e tontura ou vertigem.

Se você ou seu filho apresentam esses sintomas, procure um médico antes de experimentar qualquer dos remédios caseiros que iremos informar abaixo.

Remédio caseiro para dor de ouvido

1. O truque do sal

Aqueça aproximadamente uma xícara de sal grosso numa panela até ficar quente. Coloque o sal aquecido numa meia grossa de algodão (use um funil para facilitar) e amarre a ponta.

Encoste no lado interno do punho para se certificar de que não está quente demais, em seguida encoste a meia no ouvido dolorido da criança. No mínimo, o calor vai aliviar o desconforto.

Também é possível que o sal absorva líquidos da infecção, o que teoricamente pode amenizar a pressão no ouvido médio.

2. Ponha o vinagre para trabalhar

Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã com duas colheres de sopa de água morna e ponha num frasco com conta-gotas. Pingue quatro gotas no ouvido dolorido quatro vezes ao dia.

3. Aproveite o poder de cura da vodca

Experimente colocar três gotas de vodca em temperatura ambiente no ouvido dolorido para aliviar a dor e matar as bactérias.

4. Faça um gargarejo salgado

Gargarejar com água salgada morna quando a dor de ouvido começa pode ajudar algumas crianças. O calor do líquido aumenta o fluxo de sangue para as trompas de Eustáquio, que ligam os ouvidos à garganta.

5. Chiclete de xilitol para a salvação

O adoçante xilitol, que vem da bétula e também pode ser encontrado no morango e na ameixa, interrompe o crescimento das bactérias que causam as infecções do ouvido médio. Num estudo, descobriram que crianças que mascaram dois chicletes cinco vezes ao dia por dois meses tiveram 40% menos infecções de ouvido.

6. Use óleo de gergelim

Se você é especialista em culinária asiática, provavelmente tem uma garrafa de óleo de gergelim na despensa. Acontece que ele é um remédio popular para dor de ouvido. Acrescente meio dente de alho a uma colher de chá de óleo de gergelim e aqueça até ficar morno. Deite -se de lado e pingue quatro gotas no ouvido dolorido. Espere 10 minutos e depois deixe escorrer.

7. Use hortelã

Um remédio semelhante de tempos passados é o óleo essencial de hortelã-pimenta. Misture cuidadosamente uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta com 20 gotas de azeite de oliva e pingue quatro gotas da mistura no ouvido infectado. Deixe escorrer após 10 minutos.

Outros adeptos dos velhos costumes recomendam aplicar o óleo essencial de hortelã-pimenta em torno do ouvido, no lado de fora, mas sem deixar que entre no ouvido.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados