Como amenizar 8 desconfortos comuns de uma gravidez

À medida que os meses passam, a gravidez começa a se tornar mais um fardo do que um evento maravilhoso. Descubra como contornar 8 desconfortos da gravidez.

Douglas Ferreira | 4 de Abril de 2020 às 17:00

tonefotografia/iStock -

À medida que os meses passam, a gravidez começa a causar alguns desconfortos. Aqui no site nós já falamos sobre como enfrentar os enjôos durante a gravidez. No entanto, o enjôo é só um dos muitos incômodos sentidos durante uma gravidez. Mas não se preocupe, toda mulher grávida pode lançar mão de algumas dicas especiais, como as oferecidas aqui, para lidar com esses incômodos e tornar essa fase única da vida mais prazerosa. Confira abaixo algumas digas de como contornar 8 desconfortos da gravidez.

1 . Reduza a fadiga

Tire um cochilo de 30 minutos todos os dias. Ao se deitar, lembre-se de deixar os pés mais altos que a cabeça; isso ajuda a diminuir a pressão nas pernas. Não se sinta culpada por precisar descansar. Fazer um bebê é um trabalho duro!

Faça um pouco de exercícios todos os dias, desde que seu médico consinta. Atividades aeróbicas, como caminhar e nadar, propiciam mais energia. Com certeza o trabalho de parto vai ser mais fácil se você estiver se exercitando regularmente.

2 . Alivie os pés inchados

Melhore a circulação nos pés doloridos alternando banhos quentes e frios para os pés. A água quente atrai o sangue para os pés e a fria envia o sangue de volta. Encha 2 bacias com água — uma confortavelmente quente e a outra, fria. Coloque os pés na água quente por 3 minutos e depois na água fria por 30 segundos aproximadamente. Alterne as abluções 6 vezes, terminando na água fria.

Depois de banhar os pés, descanse por pelo menos 10 minutos com os pés elevados.

3 . Controle a Azia

A gravidez faz com que a pressão cada vez maior no abdome force o suco gástrico em direção ao esôfago. Os antiácidos ajudam a neutralizá-lo. Peça ao seu médico que lhe recomende uma marca.

Comer amêndoas também pode ajudar. Os compostos químicos das amêndoas ajudam a manter o suco gástrico no estômago porque fortalecem a válvula que separa o estômago do esôfago. Mas, cuidado: uma amêndoa tem cerca de 10 calorias. Para evitar ganhar peso demais, você vai ter de abrir mão de outro alimento muito calórico para compensar. Evite alimentos que relaxam essa válvula, tais como café, sucos cítricos, frituras, hortelã, produtos à base de tomate e álcool em geral.

4 . Combata a dor nas costas

Evite permanecer longos períodos de pé, particularmente nos últimos meses da gravidez. À medida que o bebê se desenvolve, as articulações da área pélvica cedem e as dores nas costas se tornam mais comuns; ficar muito tempo de pé aumenta a dor. Quando você tiver de permanecer de pé por um tempo considerável, tente distribuir o peso por igual sobre os pés. Se apoiar o peso do corpo predominantemente sobre um dos flancos do quadril, você vai acabar sobrecarregando esse lado da coluna lombar.

Ao sentar, mantenha-se ereta. Pressione a região lombar contra o espaldar da cadeira várias vezes por dia para ajudar a fortalecer os músculos que sustentam as costas. Se trabalhar em uma escrivaninha, mantenha os pés ligeiramente elevados em um descanso para pés ou em um banquinho.

5 . Controle a Síndrome do Túnel do Carpo

Muitas mulheres apresentam entorpecimento ou formigamento nos dedos durante a gravidez. Isto ocorre porque a retenção de água causa pressão nos nervos do punho. Para reduzir o desconforto, exercite os braços e os punhos durante 5 minutos a cada hora. Não flexione o pulso na tentativa de controlar o desconforto. Isso só vai piorar as coisas. Compre uma munhequeira em uma drogaria ou loja de produtos médicos para usar ao dormir. Ela evita que você dobre o punho durante o sono.

Confira também: Medidas caseiras para tratar a Síndrome do Túnel do Carpo

6 . Diga adeus às estrias

Quase toda grávida adquire estrias. Elas são praticamente inevitáveis, pois a pele tem de se distender para permitir a expansão do abdome e das mamas. A distensão ocorre na camada de colágeno da pele, que fica abaixo da superfície, de forma que os produtos dermatológicos usuais não adiantam. Evitar adquirir excesso de peso é a melhor maneira de garantir o mínimo possível de estrias.

7 . Diga adeus às varizes

As varizes se formam porque você está produzindo um volume extra de sangue para nutrir o feto. Para mantê-las sob controle, use meias de compressão elásticas até o joelho, vendidas nas lojas de produtos médicos.

Minimize a aparência das varizes usando compressa fria nas pernas. Misture 6 gotas de cada um dos óleos essenciais de cipreste, limão e bergamota em 1 xícara de destilado de hamamélis. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora. Com os pés apoiados, embeba um pano no líquido e aplique por 15 minutos. Essa combinação de óleos ajuda a contrair os vasos sanguíneos edemaciados e a reduzir o inchaço.

Conheça outras 11 dicas simples para prevenir ou aliviar as varizes

8 . Combata a prisão de ventre

Mulheres grávidas são mais propensas à constipação intestinal, e, por isso, devem aumentar a ingestão de fibras. Entre os alimentos com alto teor de fibras podemos citar vagem, pães de grãos e cereais integrais, sementes de linhaça moídas, verduras e brócolis.