Muitas pessoas acreditam que a síndrome do túnel do carpo (STC) é uma condição dos tempos modernos, resultado de incontáveis horas num teclado de computador. Mas, pesquisas mostram que isso não é verdade. Além disso, alguns remédios caseiros antigos e tradicionais podem ajudar a aliviar esse problema cada vez mais comum e doloroso nos punhos e nas mãos.

Primeiro, o básico

Vamos esclarecer a questão “computadores são a principal causa de STC”. Um estudo da Clínica Mayo constatou que as pessoas que usam computadores todos os dias não corriam risco maior desse doloroso problema de mão ou punho. Mais recentemente, um estudo dinamarquês também concluiu que não há evidências suficientes para culpar o trabalho no computador pela STC.

Então, quem corre risco? De acordo com um estudo de 2009, as vítimas mais prováveis de STC são as pessoas que trabalham nas indústrias de processamento de carne ou de peixe, pessoas que trabalham com motosserras ou trabalhadores de linhas de montagem de fabricação de produtos eletrônicos. Portento, embora alguns trabalhadores de escritório que passam muito tempo em computadores sejam acometidos pelo problema, muitas outras pessoas que trabalham longe de computadores também são.

Medidas simples e eficazes

Se, por um lado, o uso de remédios caseiros e de tratamentos domésticos pode ajudar na cura rápida e efetiva, por outro lado você também deve adotar estas táticas de bom-senso:

  • Como acontece com qualquer dor causada por inflamação, o calor e o frio oferecem alívio. Então, aplique por 10 minutos uma compressa de gelo enrolado numa toalha fina para aliviar a inflamação. Pode repetir a cada hora. Tendo ultrapassado a fase de inflamação, use calor para relaxar os músculos. Um banho quente antes de dormir é um bom método.
  • Pare de fazer o que causa dano aos punhos! Se a tarefa repetitiva estiver relacionada ao trabalho, pode ser difícil. Mas deixe passar pelo menos uns dias para que ocorra a cura.
  • Se você tiver de continuar a tarefa depois da cura, altere a técnica. Será que consegue mudar o jeito como pega na ferramenta? E o modo como posiciona as mãos? Ter mais de uma forma de realizar uma tarefa pode ajudar a evitar a STC.
  • Para aliviar a dor, estabilize o punho com uma tala e use-a o mais frequentemente possível, mas em especial à noite, quando estiver prestes a dormir em posições que agravem a inflamação (como pôr a mão sob o travesseiro).

Mude seus hábitos alimentares

Coma mais salmão

Não existem estudos que relacionem o consumo de peixes gordurosos, como salmão, sardinha, arenque, cavala, ao alívio da síndrome do túnel do carpo. Mas já que comer peixes gordurosos comprovadamente tem fortes efeitos anti-inflamatórios, consumir duas ou três porções por semana é uma atitude segura e saudável.

Acrescente linhaça ao cereal

Essas sementinhas recém-moídas são extremamente ricas em ácidos graxos ômega-3 de base vegetal, que reduzem a inflamação. Saboreie duas colheres de sopa todos os dias no iogurte, na aveia, na salada, ou em cereais – a linhaça confere um saboroso gosto de nozes. Aguarde algumas semanas até surtirem efeito.

Tratamentos caseiros

Use um creme temperado

Os mesmos tipos de remédios que aliviam a dor da artrite também aliviam a dor da STC. Uma boa opção é a pimenta-de-caiena, que tem a fama de ser um bom remédio para artrite. Esse tempero contém uma substância chamada capsaicina, que reduz os níveis de substância P, um composto químico que transmite sinais de dor ao cérebro. Misture algumas pitadas de pimenta-de-caiena moída com duas a três colheres de chá de azeite de oliva. Em seguida, aplique com gaze no punho várias vezes ao dia. Use por uma semana ou mais de modo contínuo até ocorrer a dessensibilização. As primeiras doses causam uma leve sensação de queimação, mas ela geralmente é tolerável. Mas, atenção! Não aplique esse remédio na pele inflamada ou com rachaduras.

Encontre o alívio no armário do banheiro

Aquele creme de capsaicina que você comprou na última vez que alguém sofreu uma dor muscular ou dor da artrite serve como um excelente tratamento para o túnel do carpo. Aguarde alguns dias até ele funcionar.

Use bromelina

Essa enzima digestiva de proteínas derivada do abacaxi combate a inflamação no túnel do carpo de dentro para fora. Tome 500 mg na forma de suplemento com o estômago vazio (caso contrário, o suplemento será consumido dissolvendo o alimento que você acabou de comer). Esse remédio é fácil de encontrar na seção de vitaminas na farmácia ou em lojas de alimentos naturais.

É uma boa ideia marcar uma consulta quando sentir dor no punho por três dias consecutivos ou mais. Procurar ajuda logo no início pode prevenir danos permanentes ao nervo mediano. Também é preciso descartar outras condições dolorosas, como a artrite, cujos sintomas imitam o túnel do carpo. Se for STC, o médico pode sugerir que você use uma tala especial e descanse o punho por uma semana mais ou menos. Em casos avançados, pode ser necessária cirurgia.