Quem resiste a uma visão como a da foto que ilustra esta matéria? O abacaxi é uma das frutas mais bonitas e nutritivas que existe. Os benefícios de incluir o abacaxi em qualquer das suas formas (sucos, doces etc.) em sua rotina são vários, como a melhora da digestão e a diminuição do risco de diversas doenças, como o câncer colorretal, por exemplo.

Porém, comprar abacaxi fresco já descascado e picado pode lhe furtar alguns nutrientes. De acordo com as pesquisas, depois de seis dias na geladeira os cubos de abacaxi perdem 10% da vitamina C e 25% dos carotenoides (antioxidantes) se comparados à fruta inteira picada no dia em que é comida. Então dê preferência para o consumo da fruta in natura, descascada na hora.

Na hora das compras, atenção: algumas variedades ficam verdes por mais tempo que outras; portanto a cor da casca não é um guia confiável para garantir se a fruta está ou não madura. Siga o olfato.

Confira abaixo os 15 principais benefícios do abacaxi para a sua saúde:

ElenaKuznecova/iStock

1. Previne o câncer colorretal

Dietas que incluem o abacaxi podem diminuir o risco de câncer colorretal, segundo estudos. O abacaxi é rico em fibras, que auxiliam na manutenção do trato intestinal, além de promover a sensação de saciedade.


AlexRaths/iStock

2. Protege contra doenças cardiovasculares

Se você possui histórico de doenças cardiovasculares, uma boa notícia: o abacaxi pode te ajudar a preveni-las. Além do alto teor em fibras, o abacaxi contém potássio e vitamina C. O consumo de potássio pode reduzir a chance de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a formação de pedras nos rins.


Natali_Mis/iStock

3. Preserva a saúde mental

O abacaxi também pode ser um importante aliado na luta contra a depressão e a ansiedade. A fruta é uma rica fonte do aminoácido triptofano, que é usado na produção de serotonina no corpo humano. A serotonina é um hormônio relacionado à felicidade e ao prazer, e estimular a sua produção pode reduzir os efeitos que a depressão causa.


LenkaPrusova/iStock

4. Auxilia na redução das inflamações

O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que pode ser encontrada no sumo da fruta. Essas enzimas podem funcionar bem contra inflamações e reduzir o tempo de cura de lesões. É uma grande ajuda para quem sofre de artrites, artroses e outras doenças relacionadas a articulações.