Acabe com gripes e resfriados com 20 dicas eficazes

Com as mudanças de temperatura fica fácil pegar gripes e resfriados. Veja como amenizar os sintomas com essas receitas caseiras.

Cientistas que estudaram as 99 cepas conhecidas de rinovírus fizeram em 2009 uma descoberta que ganhou as manchetes dos jornais. Ao decodificar o genoma dos vírus, descobriram fraquezas que acreditam poder finalmente levar à cura do resfriado comum. A má notícia é que a cura para gripes e resfriados ainda vai demorar.
Enquanto isso, você pode contar com remédios caseiros confiáveis como primeira linha de defesa contra coriza, espirros, tosse, dor de garganta e dores no corpo. Essas curas podem ser encontradas na despensa da cozinha e promovem uma recuperação mais rápida.
-
Sima Bivolarska/iStockTome um gole de mostarda e mel
Misture ¼ de colher de chá de mostarda em pó com duas colheres de mel e beba. Essa mistura doce e saborosa vai ajudar a aliviar a congestão no peito. Mas lembre-se: nunca dê mel a bebês com menos de um ano.
-
Andres Victorero/iStockAlívio para a respiração noturna
Ter uma boa noite de sono é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer quando está resfriado. Esta receita permite que você respire e durma a noite toda. O óleo-chave nesta fórmula é o de eucalipto; você pode triplicar a quantidade se não usar os outros dois óleos.
- 2 a 4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 2 a 4 gotas de óleo essencial de eucalipto
- 2 a 4 gotas de óleo essencial de gualtéria
1. Numa tigela pequena, misture os óleos. Mergulhe uma bola de algodão na mistura e coloque na saída de ar de um umidificador a vapor.
2. Coloque o umidificador e a bola de algodão perto da cama quando estiver resfriado.
-
Burhanuddin Helmi/iStockComa alho
Não há dúvida de que o alho aumenta a imunidade e combate os vírus; pesquisadores tentam descobrir o quão efetivo ele é nessa tarefa. Embora sua eficácia no combate aos resfriados ainda seja motivo de debate, os herboristas com frequência aconselham comer dentes de alho crus quando sintomas de resfriado ou gripe começarem a aparecer (se você cozinhar ou secar o alho, ele perde suas propriedades antibióticas). Para deixá-lo mais palatável, corte um dente de alho e misture com uma colher cheia de mel ou iogurte antes de comer. Cortar ou esmagar o alho cru ativa os seus compostos medicinais.
-
Amy_Lv/iStock/iStockMassagem no peito com hortelã
Esta massagem caseira no peito relaxa e alivia a tosse.
- 12 gotas de óleo essencial de eucalipto
- 4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
1. Num prato pequeno, misture os óleos essenciais de eucalipto e hortelã-pimenta com o azeite de oliva.
2. Esfregue a mistura no peito e cubra com uma toalha úmida e quente (experimente aquecer a toalha úmida no micro-ondas). Deixe ficar até o calor diminuir.
-
a_namenko/iStockExperimente este fabuloso chá de gengibre
Coloque cinco fatias de raiz fresca de gengibre numa vasilha pequena e acrescente dois copos de água. Espere levantar fervura e depois deixe em infusão por 20 minutos. Beba o chá morno. O gengibre é rico em compostos anti-inflamatórios e germicidas. Torne-o ainda mais gostoso adicionando um pouco de mel e suco de laranja. O suco de laranja é rico em vitamina C e o mel tem ação antisséptica.
-
Yingko/iStockAposte na linhaça
Este antigo remédio de fazendeiros é reconhecido como uma boa cura para o resfriado. No mínimo ele é quente, saboroso e reconfortante.
- 60 ml de sementes de linhaça
- 60 ml de açúcar
- 1 xícara de mel
- suco de 3 limões
1. Ferva as sementes de linhaça em dois litros de água por 5 a 10 minutos e coe.
2. Acrescente o açúcar, o mel e o limão à água quente e misture.
3. Beba ½ xícara antes das refeições e uma xícara antes de dormir. Guarde o restante na geladeira, mas aqueça antes de consumir.
-
Detry26/iStockUse spray salino para congestão
Para respirar com maior facilidade, misture bem ¼ de colher de chá de sal numa xícara de água fervida. Deixe esfriar até uma temperatura confortável. Para introduzir a solução no nariz, use uma seringa de ouvido com bulbo (do tipo usado para limpar o nariz de bebê) ou um neti pot (disponível na internet). Lave as narinas duas ou três vezes ao dia.
-
kukai/iStockInalante herbal
Tenha sempre com você este alívio para a dificuldade de respirar e a congestão nasal.
- ¼ a ½ colher (chá) de sal grosso
- 2 a 4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 2 a 4 gotas de óleo essencial de eucalipto
- 2 a 4 gotas de óleo essencial de gualtéria
1. Coloque o sal grosso numa jarra ou garrafa pequena de vidro com tampa hermética. Adicione os óleos.
2. Leve com você e inale quando necessário para abrir as vias nasais obstruídas.
-
Adam88xx/iStockAproveite para usar baga de sabugueiro
Ao primeiro sinal de uma gripe, tome um xarope de baga de
sabugueiro. Essa baga é usada na Europa há séculos para combater vírus. Um estudo de laboratório mostrou que o xarope feito com essa baga elimina 10 cepas de vírus influenza e, num estudo com humanos, reduziu o tempo de recuperação para três ou quatro dias. Mais recentemente, num estudo conduzido num laboratório de pesquisas na Flórida, o extrato de baga de sabugueiro matou o vírus H1N1.Outra opção: chá de flor de sabugueiro. Coloque 10 sachês de chá de sabugueiro num jarro de vidro de um litro cheio de água recém-fervida. Cubra e deixe em infusão por 20 minutos. Adoce com mel a gosto. Beba uma xícara a cada quatro horas, reaquecendo o chá se necessário.
-
Studio Doros/iStockGargarejo para dor de garganta
Este gargarejo tradicional alivia a dor de garganta, e sua doçura é uma tentação para as crianças quererem gargarejar um pouco mais.
- 2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar mascavo
- ½ colher (chá) de sal
- ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 xícaras de água morna
1. Numa jarra com tampa hermética, misture o açúcar mascavo, o sal, o bicarbonato de sódio e a água morna. Agite bem antes de cada utilização.
2. Gargareje com até ½ xícara quatro vezes por dia. Faça um preparado fresco todos os dias.
-
DipakShelare/iStockAtaque com spray de pimenta
Este é um caso clássico de combater fogo com fogo – e realmente alivia a dor de garganta. Num frasco limpo com borrifador de 250 ml, misture uma colher de sopa de pimenta-de-caiena com água suficiente para quase encher o frasco. Agite bem e use como um spray para “anestesiar” o fundo da garganta. Você também pode usar a mistura para fazer gargarejo. Cuidado para não deixar entrar em contato com os olhos.
-
dla4/iStockVodca para o alívio da febre
Pulverizar os punhos e a região atrás dos joelhos com uma solução fresca e calmante ajuda a baixar a febre. No mínimo, aplicar esta mistura refrescante vai deixá-lo mais aliviado e confortável.
- ¼ de xícara de álcool a 70% ou vodca
- ¼ de xícara de hamamélis
- 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
1. Numa garrafa limpa com borrifador, misture o álcool a 70%, o hamamélis e os óleos essenciais de hortelã-pimenta e lavanda. Agite até misturar e em seguida resfrie na geladeira.
2. Borrife os punhos e a região atrás dos joelhos para reduzir a febre, evitando contato com os olhos e a boca.
-
Karisssa/iStockUse limão
O tradicional gargarejo para dor de garganta – um pouco de suco de limão num copo de água quente – funciona porque cria um ambiente ácido que é hostil a bactérias e vírus.
-
Chaded2557/iStockPrepare um chá de limão com mel
Há alguma coisa neste simples chá calmante para a garganta que faz você se sentir reconfortado quando está combatendo um resfriado. E é extremamente eficaz. O mel suaviza e reveste a garganta e é um antisséptico natural. O limão age como um adstringente, diminuindo o inchaço dos tecidos da garganta.
-
Vonschonertagen/iStockCorte o seu resfriado com o… secador
Embora pareça loucura, respirar ar quente pode ajudar a eliminar os vírus que estão no nariz. Num estudo conduzido pelo Hospital de Harvard na Inglaterra, pessoas que respiraram ar aquecido tiveram apenas metade dos sintomas de resfriado que pessoas que respiraram ar à temperatura ambiente. Programe o secador para ar morno (não quente), segure-o a pelo menos 45 cm do rosto e respire o ar pelo nariz pelo máximo de tempo que conseguir – pelo menos dois ou três minutos, mas de preferência por 20 minutos.
-
dulezidar/iStockUnguento descongestionante
Este unguento pode ser tão bom quanto as soluções caras vendidas em farmácia.
- ½ copo de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 1 colher (sopa) de óleo essencial de eucalipto
- 1 colher (sopa) de óleo essencial de gualtéria
- 30 ml de cera de abelha ralada
- 4 gotas de tintura de benjoim
1. Aqueça o azeite e os óleos essenciais em banho-maria em fogo baixo. Adicione a cera de abelha e a tintura de benjoim e misture até que a cera tenha derretido e os óleos estejam bem misturados.
2. Guarde a mistura numa jarra limpa de boca larga com tampa hermética e deixe esfriar. Coloque embaixo do nariz ou esfregue no peito como descongestionante. Você pode
manter a mistura coberta em local fresco e escuro por até duas semanas. Lave as mãos após a aplicação para evitar contato acidental do unguento com os olhos.
-
PandaStudio/iStockEmplastro extraforte
Esta receita é para um emplastro um pouco mais espesso e potente. Não deixe por mais de 30 minutos.
- 2 colheres (sopa) ou mais de azeite de oliva
- 1/3 de xícara de sementes de mostarda amarela
- 2 colheres (sopa) de cera de abelha ralada
1. Coloque duas colheres de sopa de azeite e as sementes de mostarda num processador e bata. Continue acrescentando azeite até obter um líquido espesso.
2. Coloque a mistura em banho-maria em fogo baixo; adicione a cera de abelha e aqueça, misturando até a cera derreter. Estenda um pano de prato sobre uma superfície plana. Quando a mistura de mostarda com cera estiver quente e puder ser espalhada, coloque no pano e deixe esfriar até chegar na temperatura ambiente.
3. Coloque o pano no peito (sem encostar o unguento diretamente na pele) e cubra com uma camiseta ou flanela velha. Em seguida, faça uma aplicação de calor com uma almofada térmica ou bolsa de água quente. Você deve começar a sentir o calor penetrar seu peito em 10 a 15 minutos. Deixe por mais 15 minutos. Você pode guardar o emplastro na geladeira por vários dias – quando necessário, retire e deixe ficar à temperatura ambiente antes de usar.
-
iko636/iStockMarque um ponto com a canja
Quando a ciência comprovou que a canja realmente ajuda a combater resfriados, esta entrou de uma vez por todas na lista das comidas saudáveis. A sopa de galinha funciona não só porque seu vapor ajuda a aliviar a congestão nasal, mas também porque os ingredientes anti-inflamatórios presentes no caldo reduzem o movimento dos neutrófilos – as células brancas do sangue que estimulam a formação do muco nos pulmões e no nariz. Para aumentar ainda mais o poder da canja no combate ao resfriado, acrescente dois dentes de alho descascados e triturados quando a água estiver quase fervendo.
-
taka4332/iStockEsfregue a febre
Nos primeiros estágios da gripe, você pode ajudar o corpo a baixar a febre recorrendo a um banho de esponja a cada uma hora. Mergulhe uma esponja em água morna, esprema-a para retirar o excesso do líquido e banhe seu rosto, ombros, peito e extremidades.
-
scyther5/iStockConsidere a vacina contra a gripe
São necessárias seis a oito semanas para formar uma imunidade viral. Portanto, vacine-se antes de começar o período de gripes. Como a cada ano surgem diferentes variedades do vírus da gripe, é necessária a vacinação anual.