Cientistas que estudaram as 99 cepas conhecidas de rinovírus fizeram em 2009 uma descoberta que ganhou as manchetes dos jornais. Ao decodificar o genoma dos vírus, descobriram fraquezas que acreditam poder finalmente levar à cura do resfriado comum. A má notícia é que a cura para gripes e resfriados ainda vai demorar.

Enquanto isso, você pode contar com remédios caseiros confiáveis como primeira linha de defesa contra coriza, espirros, tosse, dor de garganta e dores no corpo. Essas curas podem ser encontradas na despensa da cozinha e promovem uma recuperação mais rápida.

Sima Bivolarska/iStock

Tome um gole de mostarda e mel

Misture ¼ de colher de chá de mostarda em pó com duas colheres de mel e beba. Essa mistura doce e saborosa vai ajudar a aliviar a congestão no peito. Mas lembre-se: nunca dê mel a bebês com menos de um ano.


Andres Victorero/iStock

Alívio para a respiração noturna

Ter uma boa noite de sono é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer quando está resfriado. Esta receita permite que você respire e durma a noite toda. O óleo-chave nesta fórmula é o de eucalipto; você pode triplicar a quantidade se não usar os outros dois óleos.

  • 2 a 4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 2 a 4 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 2 a 4 gotas de óleo essencial de gualtéria

1. Numa tigela pequena, misture os óleos. Mergulhe uma bola de algodão na mistura e coloque na saída de ar de um umidificador a vapor.
2. Coloque o umidificador e a bola de algodão perto da cama quando estiver resfriado.


Burhanuddin Helmi/iStock

Coma alho

Não há dúvida de que o alho aumenta a imunidade e combate os vírus; pesquisadores tentam descobrir o quão efetivo ele é nessa tarefa. Embora sua eficácia no combate aos resfriados ainda seja motivo de debate, os herboristas com frequência aconselham comer dentes de alho crus quando sintomas de resfriado ou gripe começarem a aparecer (se você cozinhar ou secar o alho, ele perde suas propriedades antibióticas). Para deixá-lo mais palatável, corte um dente de alho e misture com uma colher cheia de mel ou iogurte antes de comer. Cortar ou esmagar o alho cru ativa os seus compostos medicinais.


Amy_Lv/iStock/iStock

Massagem no peito com hortelã

Esta massagem caseira no peito relaxa e alivia a tosse.

  • 12 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal

1. Num prato pequeno, misture os óleos essenciais de eucalipto e hortelã-pimenta com o azeite de oliva.
2. Esfregue a mistura no peito e cubra com uma toalha úmida e quente (experimente aquecer a toalha úmida no micro-ondas). Deixe ficar até o calor diminuir.