Como combater o cansaço constante com 6 estratégias

Confira algumas dicas para solucionar a baixa energia e o cansaço constante.

Redação | 17 de Setembro de 2018 às 16:00

fizkes/iStock -

O primeiro passo para uma vida melhor é aprender a cuidar de si próprio com hábitos mais saudáveis. No caso do cansaço constante, às vezes, negligenciamos a razão mais óbvia de perdermos energia: não nos abastecemos com os combustíveis adequados.

Em geral, perda de energia significa fome, sede, falta de algum nutriente na alimentação ou algum problema que vai precisar de uma visita ao médico para ser solucionado. Descartada a possibilidade de doença subjacente, confira as dicas para solucionar a baixa energia e o cansaço constante:

Coma com frequência

Fazer pequenas refeições ao longo do dia, ou três refeições e dois lanches, contribui para manter o nível de açúcar estável no sangue, afastando a fadiga. Coma algo saudável sempre que tiver fome.

Deixe o café de lado…

A cafeína é um estimulante seguro e natural que aumenta a frequência cardíaca e respiratória. Mas os efeitos desaparecem, deixando-o com vontade de beber mais café ou cansado de novo. Hoje, muitos especialistas recomendam evitar a cafeína se a fadiga é um problema contínuo.

…Mas não o café da manhã

Você acorda e, quando vai tomar o café da manhã, já se passaram 12 horas desde a última refeição. Mesmo que o estômago não esteja com fome, o corpo está. Tome um bom café da manhã todos os dias. Quem faz isso se concentra e é mais produtivo.

Beba água

A água é necessária à produção química de energia. Se a pessoa não bebe o suficiente, o corpo tem de compensar de modo a esgotar a sua vitalidade. Sempre tenha uma garrafa por perto e beba sempre que sentir sede.

Consuma proteína

Os aminoácidos das proteínas contribuem para elevar os níveis de neurotransmissores na corrente sanguínea que são importantes para o humor e a agilidade. Tente sempre consumir uma porção de proteína a cada refeição, incluindo o café da manhã.

Coma menos doces

O açúcar refinado é digerido muito rápido e ocasiona, quase que imediatamente, picos glicêmicos – o aumento súbito de açúcar (hiperglicemia). Em seguida, há uma queda de açúcar no sangue (hipoglicemia), que deixa as pessoas sem energia. Entenda mais sobre o índice glicêmico nesse artigo. Deixe de lado refrigerantes, bolos, biscoitos e, em vez de doces, opte por proteínas.