Como os produtos de limpeza afetam a sua pele

Mesmo substâncias comuns podem causar um problema grave e inesperado. Descubra como os produtos de limpeza podem afetar a sua pele.

Douglas Ferreira | 28 de Março de 2020 às 19:00

ipopba/iStock -

Uma importante função da pele é evitar a lesão dos tecidos vulneráveis do corpo por fatores ambientais. Ela pode reagir de várias formas às doenças internas e ao mundo que nos cerca.

Muitas pessoas não dão atenção à pele, mas ela tem várias necessidades básicas. A primeira é a limpeza. Além disso, é preciso protegê-la da luz solar e do ambiente. A reação aos fatores ambientais se dá de diferentes modos, incluindo eczema, bolhas, acne, erupções cutâneas e alterações da cor.

A pele entra em contato com várias substâncias químicas, algumas inofensivas e outras perigosas. Embora as substâncias tóxicas possam causar danos a todos, algumas pessoas têm a pele mais sensível.

Em geral, quem tem pele mais escura corre menos risco de lesão por substâncias irritantes e radiação UV – pessoas de pele clara e ruivas sofrem muito mais. Não se sabe o motivo dessas diferenças, mas a pele clara tem alta sensibilidade à radiação UV e a substâncias químicas.

Mesmo substâncias comuns, usadas em lugares considerados inofensivos, podem causar um problema grave e inesperado.

Como os produtos de limpeza afetam a sua pele

A maioria das substâncias de uso diário, como alvejantes, limpadores de forno e detergentes, é inofensiva ao contato ocasional, mas a exposição repetida pode causar danos à pele. Essas substâncias podem penetrar na epiderme, irritando-a e levando ao surgimento de uma dermatite. A agressão repetida causa o denominado eczema por irritante químico. Essa é uma resposta inflamatória da pele à lesão. Substâncias químicas tóxicas, como ácidos, podem remover a camada superficial da pele, destruindo as células e deixando uma área nua exsudativa ou uma úlcera cutânea.

Além do eczema, as substâncias químicas podem levar ao surgimento de bolhas ou anormalidades da pigmentação. A despigmentação pode ser provocada por substâncias que lesam as células produtoras de pigmento, como alguns aditivos da borracha.

Em quem tem pele sensível, alguns produtos cosméticos provocam irritação ou reações alérgicas. Os mais propensos a causar problemas são os cosméticos oculares e faciais, desodorantes, tinturas para cabelos e sabões. Em caso de reação, o uso deve ser suspenso e, se necessário, um creme esteroide tópico pode ser prescrito pelo médico e aplicado até cessar a reação.

O que você pode fazer?

Evite a exposição prolongada a possíveis irritantes: use luvas ao manusear produtos químicos.

Lave e seque bem as mãos e use um hidratante, massageando também as unhas e as cutículas.

Se a sua pele for sensível, use produtos hipoalergênicos