Poucos sabem, mas a deliciosa melancia traz, além do sabor, uma série de benefícios à saúde em sua composição. Rica em potássio e magnésio, ela é um ótimo diurético natural, por exemplo.

Além disso, é capaz de prevenir diversas doenças. Queridinha do verão, a fruta é uma das mais completas para o organismo. E o melhor: dada a enorme produção no Brasil, a melancia é uma das frutas mais baratas em feiras e hortifrutis.

Para aproveitar melhor o alimento, separamos 17 benefícios da melancia para a saúde. Confira nos slides abaixo.

Floh Maier/Unsplash

1 – Age como anti-inflamatório natural

A melancia tem na sua composição a cucurbitacina E, que atua como um potente anti-inflamatório.


evgenyatamanenko/iStock

2 – Tem efeito antienvelhecimento

Por sua capacidade antioxidante, a melancia age diretamente combatendo os radicais livres, produzidos no nosso organismo e, quando em excesso, podem causar aparecimento precoce de doenças crônicas degenerativas e envelhecimento precoce.


andrei_r/iStock

3 – Auxilia na saúde do coração

A citrulina contida na fruta é convertida em arginina e posteriormente em óxido nítrico — relacionado ao relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do fluxo de sangue e diminuição da pressão arterial.


Diy13/iStock

4 – Auxilia na saúde dos rins

A melancia tem uma atividade de água e potássio muito grande. Com isso, ela estimula a eliminação da urina e consequente limpeza dos rins.